Record

Ranking UEFA: Portugal ainda pode passar a Rússia esta época. Saiba o que é preciso

Regressa a possibilidade de termos três equipas na Champions já em 2020/21

• Foto: Reuters

A jornada europeia foi extremamente positiva para as contas de Portugal no ranking UEFA, sobretudo porque a Rússia perdeu as duas equipas que ainda tinha em prova - Krasnodar e Zenit caíram aos pés de Valencia e Villarreal.

Com FC Porto e Benfica ainda em prova, Portugal tem boas chances de encurtar a distância de 2,717 pontos para a Rússia, que ocupa o 6.º lugar do ranking de países. Ora esta posição é a última que permite o acesso de três equipas à Liga dos Campeões, duas das quais diretamente na fase de grupos.

Portugal ainda pode lá chegar esta época, garantindo as tais três vagas na Champions em 2020/21. Ainda assim, não será tarefa fácil e implicará que Benfica e FC Porto cheguem longe nas provas onde estão.

Cada vitória em provas europeias representa dois pontos para o clube, sendo que o empate vale mais um. Além disso, a passagem aos 'quartos', 'meias' e final dá outro ponto de bónus.

Para fazer o ranking do país, os pontos acumulados pelas equipas nos últimos cinco anos são somados e divididos pelo número total de clubes que iniciaram cada temporada. No caso de Portugal, são divididos por cinco. Na prática, quer dizer que cada ponto ganho por equipas portuguesas esta época representa 0,200 para o ranking do país.

Para apanhar os russos, que já não farão mais pontos esta época, Portugal precisará que FC Porto e Benfica façam 14 pontos no que resta das provas europeias. Por exemplo, se ambos vencerem os dois jogos dos quartos de final, apurando-se para as 'meias', somarão 10 pontos. Depois, ficarão a faltar mais quatro pontinhos, que podem ser obtidos com vitórias, empates ou bónus de presença na final. Difícil? Muito. Mas possível.

Mas mesmo que isso não aconteça, o nosso país tem uma excelente oportunidade para começar a próxima temporada muito perto, ou mesmo à frente, dos russos. Tudo porque a época 2014/15 deixará de contar, o que significa que recuperaremos 0,583 pontos automaticamente. Por isso, o mais tardar, na próxima época Portugal poderá lutar por voltar a ter três representantes na Champions... em 2021/22.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Internacional

Notícias

Notícias Mais Vistas