River Plate-Boca Juniors, 3-1 (a.p.)

Encontro realiza-se no Santiago Bernabéu, a partir das 19h30

Numa final de cortar a respiração, o River Plate conquistou a quarta Libertadores da sua história, ao superar o arquirrival Boca Juniors por 2-1, após prolongamento, no Santiago Bernabéu. Os millonarios estiveram em desvantagem, mas acabaram por conseguir a reviravolta muito graças à entrada de Juan Quintero. O colombiano foi lançado na segunda metade e transformou a partida por completo, dando uma dinâmica totalmente diferente ao futebol millonario. Ajudou no primeiro golo, o do empate, e assinou ele próprio o segundo, com uma definição soberba. A Libertadores de 2018, a mais mediática de sempre, vai para o Monumental... graças a um Monumental Quinteor.

A carregar o vídeo ...
A 'bomba' de Quintero no prolongamento na reviravolta do River Plate

22h02 - Final do jogo! O RIVER PLATE CONQUISTA A LIBERTADORES!

120'+2 - Golo do River Plate (3-1), por Pity Martínez!

 O Boca Juniors arriscou tudo, colocou Andrada na área contrária num canto e os millonarios não perdoaram. Pity ganhou a bola na zona defensiva, arrancou em velocidade e, de baliza aberta, não perdoou.

120'+2 - Golo do River Plate (3-1), por Pity Martínez!

120' - Jara atira ao poste! Os adeptos do Boca Juniors já festejavam...

119' - Fernando Gago deixa o terreno de jogo, devido a lesão, e o Boca Juniors está a jogar com nove.

118' - Álvarez aproveita uma bola perdida e, com tudo para criar perigo, dispara à figura de Andrada.

116' - Disparo fortíssimo de Gago, de muito longe, para defesa segura de Armani

115' - O Boca Juniors dá tudo e até Andrada subiu à área contrária. Por agora sem efeitos práticos...

112' - Em desvantagem, o Boca Juniors arrisca tudo e o River Plate mete uma mudança atrás e procura segurar a vantagem...

110' - Substituição no River Plate: sai Ignazio Fernández e entra Zuculini.

110' - Substituição no Boca Juniors: sai Buffarini e entra Carlos Tévez.

107' - Golo do River Plate (2-1), por Quintero!

 Que momento sensacional do jogador colombiano, que com uma definição perfeita bate Andrada. O criativo ex-FC Porto mudou o jogo por completo...

107' - Golo do River Plate (2-1), por Quintero!

21h45 - Início da 2.ª parte do prolongamento!

- Mais 15 minutos de jogo e o encontro segue empatado a um. Resta um quarto de hora para impedir o desempate por penáltis. O River Plate está por cima e, para mais, defronta um Boca Juniors em inferioridade numérica, devido à expulsão de Barrios.

21h43 - Intervalo no prolongamento!

- Um minuto de compensação neste prolongamento.

104' - Magallán, com um corte na hora certa, trava um cruzamento venenoso de Mayada, que Pratto já se preparava para emendar. Canto para o River, que não resulta em nada...

102' - Julian Álvarez ameaça o segundo! Servido por Pity Martínez, o miúdo do River Plate dispara de primeira, já no interior da área, mas ligeiramente por cima.

101' - Quintero ganha uma bola na direita do ataque, puxa a bola para o meio e dispara muito por cima. O colombiano está a fazer um jogaço, mas neste lance entusiasmou-se...

- Jogo interrompido para ser prestada assistência a Esteban Andrada.

99' - Quintero apanha uma bola perdida na sequência de um canto e, de primeira, atira muito por cima.

97' - Substituição no River Plate: sai Exequiel Palacios e entra Julian Álvarez.

95' - Mudança no Boca Juniors: sai Sebastián Villa e entra Leonardo Jara.

92' - Segundo cartão amarelo para Barrios e expulsão! O colombiano entra duro em Palacios e o árbitro não teve outro remédio que não admoestar o jogador do Boca Juniors.

21h27 - Início do prolongamento

- O vencedor da Libertadores mais mediática dos últimos anos não foi decidido no período regulamentar e, por isso, vamos ter mais meia hora de jogo em Madrid. É uma espécie de brinde para quem voou desde os quatro cantos do Mundo para assistir a este duelo.

21h22 - Final da 2.ª parte! Vamos ter prolongamento...

90'+2 - Nández consegue um corte na hora certa em cima de Casco, mas acaba por ficar muito mal tratado. O médio recebe assistência...

- Três minutos de compensação no Santiago Bernabéu,

89' - Substituição no Boca Juniors: sai Pablo Pérez e entra Fernando Gago. É um regresso deste último a uma casa que bem conhece, pois atuou no Real Madrid entre 2007 e 2012.

87' - Cartão amarelo para Barrios.

86' - Ábila tenta surpreender Armani, mas o remate de primeira sai muito mau.

81' - Cartão amarelo para Maidana, por falta dura sobre Ábila.

80' - Cartão amarelo para Ignazio Fernández, por falta sobre Ábila.

79' - Na sequência do livre indireto, Olaza não consegue superar a barreira e o lance não gera qualquer perigo.

Estão 62.282 pessoas nas bancadas do Santiago Bernabéu.

77' - O Boca Juniors pediu falta dentro da área de Pinola sobre Nández, mas o árbitro apenas 'viu' razão para livre indireto.

River-Boca: A dez mil quilómetros de Madrid também se vive a loucura da Libertadores

67' - Golo do River Plate (1-1), marca Lucas Pratto! Que enorme jogada dos millonarios! Triangulação entre Palacios e Ignacio Fernández, com este último a servir Pratto de forma perfeita. Com a baliza à mercê, este último não desperdiçou. Tudo nasce de uma jogada iniciada por Quintero...

65' - Pratto à figura de Andrada. Quintero rasga o jogo com um passe muito bom, a bola chega a Montiel, que com um cruzamento preciso permite a Pratto cabecear fraco e à figura do guarda-redes contrário.

62' - Troca no Boca Juniors: sai Benedetto e entra Ramón Ábila.

- Uma hora de jogo em Madrid e há muito mais River Plate nesta fase. A entrada de Quintero tem o propósito claro de dar mais criatividade e rapidez ao ataque millonario. O River perde equilíbrio defensivo, mas ganha muita mais dimensão ofensiva.

58' - Substituição no River Plate: sai Ponzio e entra Quintero.

57' - O árbitro nada marcou no lance anterior e o VAR aprovou a decisão da equipa de arbitragem.

55' - O River Plate pede penálti por falta sobre Pratto, num lance com Andrada, mas o árbitro assinala infração do avançado dos millonarios.

54' - Tanto tempo para se bater um livre... e bola Olaza, na cobrança, não conseguir fazer a bola passar da barreira! Segue jogo.

53' - Livre muito perigoso a favor do Boca Juniors, devido a mão na bola de Pinola num lance com Benedetto.

51' - Remate de fora da área de Palacios, para defesa de Andrada.

48' - Que perigo! Remate em jeito de Ignacio Fernández, que passa ligeiramente ao lado da baliza de Andrada. Ameaça a formação millonaria...

- O festejo de Benedetto que promete dar que falar...

47' - Primeiro sinal do River nesta segunda parte, com Maidana a atirar de cabeça por cima da baliza do guardião do Boca.

20h32 - Recomeça a partida!

A carregar o vídeo ...
Foi assim que Benedetto fez o primeiro no Superclássico

- Tempo de descanso no Santiago Bernabéu, com o Boca Juniors a chegar à vantagem perto do intervalo, graças a um momento de inspiração e calma de 'killer' de Darío Benedetto. O River Plate tem 45 minutos para impedir uma das mais dolorosas derrotas da sua história...

20h17 - Intervalo!

45'+2 - O River Plate tenta reagir, mas ainda sem incomodar o guarda-redes do Boca Juniors... O melhor que conseguiu antes do intervalo foram dois cantos...

43' - Golo do Boca Juniors (0-1)! Marca Dario Benedetto!

 Tudo nasce de um passe sensacional de Nandéz, que coloca Benedetto em excelente posição entre a defensiva contrária. O avançado do Boca tira dois adversários da frente e, na cara de Armani, não falha.

43' - Golo do Boca Juniors (0-1)! Marca Dario Benedetto!

39' - Ameaça o Boca! Villa sobe bem pela direita, tira o cruzamento para Benedetto, que quando se preparava para rematar acaba por ser 'desarmado' por Armani. Intervenção decisiva do guarda-redes millonario.

- Meia hora de jogo em Madrid, numa final bem à sul-americana: muito coração e pouca razão. Ainda teremos golos nesta primeira metade?

29' - Mas que perigo! Benedetto atira um livre frontal à barreira defensiva, a bola sobra para Pablo Pérez, que com todo o tempo do mundo dispara ligeiramente ao lado. Foi o lance de maior perigo na partida até ao momento.

27' - Cartão amarelo para Ponzio, por falta sobre Nández. Livre muito perigoso para o Boca Juniors...

- O River Plate procura assumir o jogo com a bola controlada, ao passo que o Boca Juniors tenta surpreender em contra-ataque. Até ao momento ainda nenhuma das equipas conseguiu fazer a diferença.

21' - O Boca Juniors ameaça e Maidana, conforme pode, atira para fora. Na sequência do canto, Izquierdoz cabeceia ao lado.

19' - Ignacio Fernández por cima! Na sequência de um canto na esquerda do ataque do River Plate, o médio aparece numa segunda vaga e, com um remate de primeira, atira ligeiramente por cima da baliza do Boca. É a reposta do River...

- Primeiro quarto de hora sem golos, mas com muita emoção. O River começou melhor, mas o Boca Juniors conseguiu equilibrar o jogo e até já criou mais perigo.

10' - Que perigo! Pablo Pérez, ao segundo poste, aproveita uma bola perdida e atira para defesa de Armani. O guardião do River defendeu a dois tempos... mas segurou o esférico.

9' - Lucas Olaza cruza na esquerda e Maidana, na tentativa de cortar, quase faz autogolo. A bola passa ligeiramente por cima e há canto para o Boca.

5' - Por agora não há grandes sinais de perigo, mas o River Plate já teve um canto a seu favor.

2' - O encontro começa a um ritmo frenético e bem à sul-americana. Muita dureza neste minutos iniciais...

De Messi a Gaitán: os craques que estiveram no Bernabéu a ver a final da Libertadores

19H30 - Começa o jogo!

19h27 - Já se entoou o hino nacional argentino...

19h25 - O jogo está quase a começar e há ainda milhares de adeptos fora do Bernabéu...

19h20 - A polícia espanhola decidiu não facilitar e, segundo informações vindas de Espanha, para se entrar no estádio é necessário superar três barreiras de segurança. Nada pode falhar!

19h17 - Até Pedro Sánchez, primeiro ministro espanhol, está presente no Santiago Bernabéu. É um jogo de altíssimo nível em Madrid e ninguém quer ficar de fora.

19h15 - Um adepto sofreu uma paragem cardio-respiratório no exterior do estádio, segundo reporta a imprensa espanhola.

19h14 - As equipas aquecem e também nas bancadas já se afinam as gargantas. Incrível ambiente no Bernabéu!

19h05 - As duas equipas já aquecem no palco da partida. Faltam 25 minutos!

19h01 - Antoine Griezmann está nas bancadas e não tem dúvidas sobre qual a equipa a apoiar.

18h49 - Presente nas bancadas do Santiago Bernabéu, Diego Simeone admitiu que esta partida definirá muito do futuro imediato de ambas as equipas. "A equipa que perder levará um grande golpe. E o que ganhar fica no topo. Mas é assim o futebol", declarou o técnico do At. Madrid.

River-Boca: as melhores imagens de uma festa inigualável em Madrid

18h45 - Há pouco falamos na presença de Leo Messi neste encontro, mas há mais jogadores de renome presentes. A saber: Sergio Busquets, Jordi Alba, Gerard Piqué, Ángel Correa, Antoine Griezmann, Diego Godín, Lucas Torreira, Paulo Dybala, Ramiro Funes Mori, Gabriel Mercado, Lucas Ocampos, Leandro Chichizola, Mauro Icardi, Gonzalo Escalante, Mauricio Pellegrino, Jonathan Silva, Ezequiel Muñoz e Guido Carrillo, entre outros. Nas bancadas do Bernabéu estarão também Diego Simeone e Mono Burgos.

18h37 - André Horta e Ricardo Esgaio estão em Madrid e partilharam nas redes sociais imagens do ambiente no seio dos adeptos do Boca Juniors.

18h31 - Onze do River Plate: Armani; Montiel, Maidana, Pinola e Casco; Palacios, Ponzio, Pérez e Fernández; Pity Martínez e Pratto

18h30 - Assim vai jogar o Boca Juniors: Andrada; Buffarini, Magallán, Izquierdoz e Olaza; Nández, Barrios, Pablo Pérez e Pavón; Benedetto e Villa

18h27 - Já há onzes iniciais!

18h26 - Leo Messi já está no Santiago Bernabéu. O craque do Barcelona é a presença mais sonante.

18h00 - O Boca também já chegou ao estádio.

17h49 - Foi assim a saída do Boca Juniors do hotel.

17h46 - O River acaba de chegar ao Santiago Bernabéu.

17h27 - As bancadas do estádio começam a compor-se.

17h24 - A equipa do Boca Juniors já saiu do hotel. A do River também está a caminho.

16h58 - Entretanto os adeptos do Boca Juniors continuam em festa.

16h56 - A polícia de Madrid explica à imprensa espanhola que o nível de segurança na cidade para este jogo equivale a um nível de alerta terrorista 4. É a primeira vez que a capital espanhola tem um dispositivo desta magnitude. 

16h45 - O Boca partilhou um vídeo com a disposição das camisolas no balneário (que pode ver mais em baixo) e há quem diga que a equipa titular poderá ser composta por Andrada; Buffarini ou Jara, Izquierdoz, Magallán, Olaza; Barrios, Nández, Pablo Pérez, Pavón; Benedetto e Wanchope.

16h31 - Abriram as portas do Santiago Bernabéu!

16h26 - Tudo a postos no balneário do River Plate.

16h00 - A polícia de Madrid avisa que os adeptos não poderão consumir bebidas alcoólicas nas bancadas.

15h54 - Os adeptos não vão poder levar para o interior do Santiago Bernabéu bandeiras, guarda-chuvas ou 'selfie-sticks'.

15h45 - Em Buenos Aires haverá reforço policial em zonas de festejos. Ganhe quem ganhar, haverá muitos adeptos nas ruas.

15h25 - Os acessos ao estádio vão ser abertos antes da hora prevista para evitar grandes filas junto ao recinto.

15h15 - As equipas saem das unidades hoteleiras rumo ao Santiago Bernabéu às 17h30, hora portuguesa.

15h05 - Não há nenhum alerta nos aeroportos dando conta que adeptos sinalizados pretendam viajar para Madrid, segundo informam as autoridades argentinas.

15h04 - Um cachecol comemorativo desta final custa 10 euros nas ruas de Madrid.

14h52 - A polícia de Madrid já está posicionada em força no Santiago Bernabéu. 

Milhares de polícias já estão a postos no Santiago Bernabéu para a Libertadores

14h39 - No balneário do Boca Juniors está tudo a postos.

14h35 - As ruas de Madrid foram tomadas de assalto pelos 'hinchas' das duas equipas argentinas. O ambiente é de festa, sem incidentes até ao momento.

14h05 - Adeptos do Boca apareceram na Fan Zone do River, mas não houve qualquer incidente.

13h26 - Os adeptos estiveram nos hoteis das duas equipas, a dar apoio aos jogadores. Os atletas do River saíram da unidade hoteleira para felicitar os seus 'hinchas'.

13h21 - A equipa de arbitragem fez um último teste, para que tudo corra bem logo à noite.

13h00 - A segurança será máxima, quatro mil polícias vão assegurar que tudo decorre dentro da normalidade.

12h55 - A Polícia Municipal de Madrid vai escoltar os autocarros das duas equipas até ao estádio.

12h50 - A imprensa espanhola avança que Lionel Messi e Diego Simeone, treinador do Atlético Madrid, vão assistir ao jogo no santiago Bernabéu. Estarão também os jogadores Antoine Griezmann, Diego Godín (ambos do Atlético Madrid), Lucas Torreira (Arsenal), Paulo Dybala (Juventus) e os ex-futebolistas Javier Saviola e Esteban Cambiasso. Ao nível de dirigentes, destacam-se Gianni Infantino, presidente da FIFA, Alejandro Domínguez, líder da Conmebol, Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, Luis Rubiales, resposnável máximo da federação espanhola, e Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, clube que cedeu o seu estádio para esta final.

O River Plate e o Boca Juniors, rivais argentinos de Buenos Aires, decidem hoje em Madrid, quem será o campeão sul-americano de futebol de 2018, na segunda mão da final da 59.ª edição da Taça Libertadores.

A primeira final 100% argentina da 'Champions' da América do Sul decide-se no Estádio Santiago Bernabéu, o palco escolhido pela CONMEBOL depois de os 'hinchas' do River Plate 'atacarem' o autocarro do Boca e inviabilizarem o jogo no Monumental Nuñez.

O encontro foi, primeiramente, adiado umas horas, em 24 de novembro, depois para o dia seguinte e, em definitivo, para hoje, em Madrid, local contestado pelo River, que queria jogar em casa, e o Boca, cuja vontade é que lhe fosse atribuído o troféu.

A partir das 20:30 locais (19:30 em Lisboa), o jogo vai mesmo realizar-se, inusitadamente na casa do Real Madrid, onde tudo começa a 'zero', já que, na primeira mão, registou-se um empate a dois e, na final, os golos fora não valem a 'dobrar'.

Em 11 de novembro, no La Bombonera, os locais estiveram duas vezes na frente, com tentos de Ramón Ábila, aos 34 minutos, e Darío Benedetto, aos 45+1, mas o River respondeu, por Lucas Pratto, aos 36, e um autogolo de Carlos Izquierdoz, aos 61.

O Boca Juniors procura o sétimo título, na 11.ª final, depois dos conquistados em 1977, 1978, 2000, 2001, 2003 e 2007, enquanto o River Plate tenta o quarto, na sétima presença no duelo das decisões, após os sucessos de 1986, 1996 e 2015.

Caso vençam, os 'xeneides' igualam os sete títulos dos compatriotas do Independiente, que lideram o 'ranking', enquanto os 'milionários' podem juntar-se aos também argentinos do Estudiantes no quarto lugar. O Peñarol é terceiro, com cinco.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Internacional Notícias