Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Antes do embate frente à Austrália
Seguir Autor:
As jogadoras da seleção iraniana feminina de futebol entoaram hoje o hino nacional, antes do embate frente à Austrália, para a Taça Asiática, depois de terem ficado em silêncio no primeiro jogo.
As iranianas saíram derrotadas por 4-0 pelas semifinalistas do Mundial2023, depois de, na segunda-feira, terem perdido por 3-0 diante da Coreia do Sul, num encontro em que as futebolistas permaneceram em silêncio durante o hino, numa alegada atitude de resistência ou luto, cuja intenção a equipa não clarificou.
Na conferência de imprensa de antevisão, a avançada Sara Didar chorou ao abordar a preocupação, sua e das restantes jogadoras e 'staff', com os seus familiares e amigos com a guerra que eclodiu no país, no sábado, com o ataque dos Estados Unidos e de Israel.
Hoje, as jogadoras titulares celebraram o hino iraniano com a mão encostada à cabeça, em jeito de uma saudação militar, enquanto, entre os 22 mil espetadores, se ouviam algumas vaias e assobios. A equipa técnica também entoou o hino, com uma mão sob o peito, na zona do coração.
A mudança de comportamento da equipa iraniana relativamente ao hino assemelha-se ao comportamento da 'team melli' no Mundial2022, então orientada pelo português Carlos Queiroz, com o silêncio no encontro inaugural, frente à Inglaterra, a contrastar com o jogo seguinte, diante do País de Gales.
Na altura, no Qatar, o Irão disputava o Campeonato do Mundo após a violenta repressão ao protesto de mulheres desencadeado pela morte de Mahsa Amini, de 22 anos, após ter sido detida pela chamada 'polícia da moralidade'.
Avançado sueco marcou quatro golos em fevereiro
Internacional português garante estar muito feliz no PSG
Serão seis os emblemas do Championship a lutar por um lugar entre a elite do futebol inglês
Num duro testemunho, Daryl Janmaat recorda que o vício começou após sofrer uma grave lesão no joelho
Fabiano Flora teve de arranjar uma alternativa depois do cancelamento do seu voo na manhã desta segunda-feira
Eduardo Coudet é o novo treinador dos milionários
Avançado português de 27 anos deixou o E. Amadora em janeiro e rumou ao Eupen, da segunda divisão daquele país