Sérvio Dejan Djurdjevic ocupava o cargo interinamente desde junho
Shao Jiayi é o novo selecionador de futebol da China, substituindo o sérvio Dejan Djurdjevic, que ocupava o cargo interinamente desde junho, informou esta quinta-feira a federação num comunicado publicado no seu site.
O organismo refere que para a escolha de Shao Jiayi, de 45 anos, num processo que incluiu "vários candidatos chineses e estrangeiros", foi tido em conta "a experiência e as lições aprendidas com a nomeação de outros treinadores da seleção nacional"
Em junho, a Federação Chinesa de Futebol (CFA) despediu o croata Branko Ivankovic, que tinha sido contratado em fevereiro de 2024 depois de ter levado o Irão ao Mundial de 2006 e também pela sua experiência na conquista de títulos na China com o Shandong Luneng.
O despedimento de Branko Ivankovic surgiu na sequência da eliminação da China do Mundial de futebol de 2026, a decorrer nos Estados Unidos, México e Canadá, e alargado a 48 seleções, após a derrota por 1-0 com a Indonésia.
A eliminação constituiu um revés para o futebol chinês, que não regressa a um Mundial desde a sua única participação em 2002, na Coreia do Sul e Japão, sendo que, na altura, o então médio Shao Jiayi foi um dos destaques dessa seleção.
O seu desempenho no Mundial chamou a atenção dos clubes ocidentais, e Shao acabou por assinar pelo 1860 Munique, da Bundesliga, nessa mesma temporada, onde permaneceu até 2006.
Shao continuou depois a sua carreira na Alemanha, jogando no Energie Cottbus (2006-2011) e no Duisburg (2011), antes de regressar ao clube da sua infância, o Beijing Guoan, e retirar-se em 2015 como uma lenda.
Posteriormente, trabalhou com as seleções jovens da China, chegando ao cargo de treinador adjunto antes de assumir o comando do Qingdao West Coast, a sua primeira experiência como treinador principal.
Deixa a equipa na nona posição da Superliga chinesa, depois de registar nove vitórias, dez empates e dez derrotas esta temporada.
Capitão da Seleção Nacional abre o livro ao jornalista inglês
Sérvio Dejan Djurdjevic ocupava o cargo interinamente desde junho
Ucraniano deu apoio ao companheiro de equipa que fez a assistência que valeu a derrota do Benfica frente ao B. Leverkusen
Já com 9 pontos no bolso, Paulo Fonseca prepara revolução no onze do Lyon na visita ao Betis
Diário Tuttosport anunciou os vencedores antes da gala final que terá lugar em dezembro. Jorge Mendes também deixou uma mensagem
Treinador português e emblema dos Emirados Árabes Unidos rescindem por mútuo acordo
Interrogatório do Juventus-Sporting
Norte-americano tinha 75 anos