Zhang Xiuwei: O prodígio chinês que é um impostor... por causa dos pais

Jogador do Tianjin Quanjian jogou vários anos com a idade falseada

Contratado em 2016 pelo Tianjin Quanjian, depois de uma passagem pelo futebol francês, o médio Zhang Xiuwei rapidamente se tornou num verdadeiro fenómeno no futebol chinês. Chegou mesmo ao ponto de ser apontado como um dos nomes mais promissores para o futuro. Na verdade, tudo corria bem. Demasiado bem. Até que a história se voltou ao contrário e a vida de Xiuwei deixou de ser um conto de fadas. E tudo por causa de um acidente de automóvel, ocorrido no verão do ano passado, no qual o chinês embateu em outros seis carros quando estava sob o efeito do álcool. O acidente levou a uma investigação que ditou não só a culpabilidade do jogador, mas também lhe estragou todo o enredo que havia conseguido criar.

É que, ao contrário daquilo que surge na sua ficha pessoal (nascido a 13 de janeiro de 1996), na verdade o médio nasceu dois anos antes, a 13 de janeiro de 1994. Não por sua iniciativa, mas sim pela dos seus pais, que para evitarem problemas na entrada para a escola decidiram falsificar o bilhete de identidade, mudando-lhe o nome para Zhang Jixuan. Tudo corria bem, até que o pequeno Zhang começou a mostrar talento para o futebol. Aí os seus pais decidiram que era hora de recuperar o nome real do filho, mantendo a data de nascimento adulterada... Tudo permaneceu num segredo, que parecia bem guardado, até que as tais bebidas a mais deitaram tudo a perder.

A polícia investigou e percebeu que ali não estava um jovem de 21 anos, mas sim alguém já com 23 e que, mais grave de tudo, tinha falsificado a sua identidade. E se a consequência a nível civil não passou de três meses de pena suspensa de prisão pelo acidente que causou, a nível desportivo toda esta situação levou a uma suspensão de nove meses ao jogador, que agora apenas voltará a jogar já depois do Mundial'2018. E tendo como passado nesse regresso o facto de ter jogado durante vários anos utilizando uma idade que não a sua...

Implicações na competição

Para lá do facto de ter efetivamente falseado a sua idade e ter inclusivamente representado as seleções jovens da China quando não tinha idade para tal, Zhang Xiuwei provocou também uma violação do regulamento por parte do seu clube, já que se encontrava inscrito na Liga chinesa como sendo um jogador de Sub-23, algo que, afinal, não era verdade.

Por Fábio Lima
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Internacional

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.