Clube alemão anuncia sucessor de Edin Terzic
O Borussia Dortmund anunciou hoje a contratação do turco Nuri Sahin como treinador da sua equipa principal de futebol, sucedendo a Edin Terzic, que qualificou a equipa alemã para a final da Liga dos Campeões.
"É uma grande honra para mim ser o técnico do Borussia Dortmund. Vou trabalhar desde o primeiro dia com energia e paixão para tornar este clube o mais bem-sucedido possível", declarou o antigo internacional turco, de 35 anos, que venceu a Bundesliga pelo Dortmund, em 2011, como jogador.
Nuri Sahin, que disputou 274 partidas pelo Dortmund, representa a "geração mais jovem", segundo o diretor-geral Lars Ricken, convicto de que ambos, enquanto ex-jogadores do clube, "irão trabalhar em estreita colaboração e com a máxima ambição".
O novo técnico do Borussia Dortmund orientou o clube turco Antalyaspor, de 2021 a 2023, antes de regressar a Dortmund em dezembro, para coadjuvar Terzic, numa fase em que a equipa estava passar por dificuldades na Bundesliga.
O Dortmund terminou a temporada 2023/24 num dececionante quinto lugar na Bundesliga, mas fez um percurso brilhante na Liga dos Campeões ao eliminar os espanhóis do Atlético de Madrid, nos quartos de final, e os franceses do Paris Saint-Germain, nas meias-finais, apurando para a final frente ao Real Madrid, na qual seria derrotado por 2-0, apesar de ter realizado uma grande exibição.
A decisão de Terzic encerrar a sua ligação de mais de 10 anos ao Borussia Dortmund em vários níveis de responsabilidade técnica, não deixou de ser surpreendente por se tratar do seu clube do coração.
Sob o seu comando técnico, a equipa conquistou a Taça da Alemanha em 2021, exercendo o cargo em funções interinas que se estenderam alguns meses após substituir o treinador Lucien Favre.
No verão de 2022, já como treinador principal, teve uma temporada 2022/23 completamente alucinante, competindo pelo título com o Bayern Munique até ao fim, que viria a perder na derradeira jornada, ao empatar 2-2 em casa frente ao Mainz, quando lhe bastava ganhar.
Nico Schlotterbeck lamenta que alguns jogadores não tenham percebido a "importância de atingir os 13 pontos"
Julian Brandt e Nico Schloterbeck foram os autores dos golos
Golo solitário de Ibrahim Maza decidiu eliminatória
Paris FC está de olho na contratação da promessa inglesa
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam