A Federação Alemã de Futebol (DFB) sugeriu esta terça-feira uma reflexão para a adoção de um teto salarial nas ligas europeias, como parte de um conjunto de propostas destinadas a melhorar a sustentabilidade e a aceitação pela sociedade.
"É preciso aproximar novamente o futebol das pessoas. Temos que refletir sobre um teto salarial no futebol", defendeu o presidente da DFB, Fritz Keller, num comunicado divulgado no sítio da organização.
Fritz Keller adianta ainda que irá conversar com o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, e com os parceiros europeus sobre uma reforma das regras do 'fair-play' financeiro.
De acordo com Fritz Keller, "é necessário encontrar uma solução em conformidade com o direito comunitário e que possa também ser aplicada no Reino Unido", que desde 31 de janeiro deixou de ser um estado-membro da União Europeia.
O dirigente alemão aponta ainda o problema das "quantias horrendas" que recebem os intermediários nas transferências dos jogadores e que geram irritação na sociedade que, diz ele, "se afasta gradualmente da modalidade".
Outro ponto abordado por Fritz Keller é o da necessidade de se pensar a longo prazo e não temporada a temporada, a fim de dar maior sustentabilidade aos projetos desportivos.
As recomendações são formuladas tendo como base as reflexões que a crise do novo coronavírus provocou no setor e o regresso da 'Bundesliga', à porta fechada, durante a pandemia, o que gerou críticas de vários setores.
Fritz Keller propõe usar a infraestrutura da DFB, com 25 mil clubes filiados e sete milhões de membros, para realizar testes em massa à covid-19 e, assim, contribuir para a luta contra a pandemia.
"Estamos a lutar contra um vírus perigoso e acho que o futebol tem uma responsabilidade. A realização de testes em massa e preventivos pode ser uma contribuição enquanto se procura uma vacina", disse.
Os campeonatos de futebol de França, Países Baixos, Bélgica e Escócia foram cancelados, enquanto outros países preparam o regresso à competição, com fortes restrições, como sucede em Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal, que tem o reinício da Liga previsto para 4 de junho, depois de a Liga alemã ter sido retomada no sábado.
Aurinegros somam o terceiro jogo sem vencer nas últimas cinco jornadas da prova
Tubarões europeus continuam atentos às pérolas que saem da mina holandesa
Técnico do Real Madrid questionado pela pouca utilização do avançado sérvio
Recorde os episódios do médio alemão que vai jogar no Fenerbahçe da Turquia
Siga ao minuto tudo o que se passa nos principais campeonatos no que diz respeito a transferências
Argentino diz que não é certo que continue no Boca Juniors
Técnico português assina por época e meia
Siga ao minuto tudo o que se passa nos principais campeonatos no que diz respeito a transferências
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.