Dortmund é mina de jovens promessas

Sueco Isak foi o último craque a chegar às mãos de Tuchel. O futuro parece brilhante...

O português Raphaël Guerreiro e o francês Dembelé são duas das pérolas à disposição de Tuchel  no Dortmund
• Foto: epa

O Borussia Dortmund especializou-se em contratar novos talentos e, atualmente, é uma das equipas mais entusiasmantes e promissoras do panorama europeu. Thomas Tuchel tem à sua disposição vários jogadores sub-23 que são apontados como as estrelas do futuro. Sem o poderio financeiro do rival Bayern, o emblema alemão, adversário do Benfica na Champions, mudou o paradigma e adotou a filosofia de apostar em jovens promessas que, mais tarde, possam garantir um importante retorno financeiro e a sustentabilidade do clube.

O diretor desportivo Michael Zorc – antigo futebolista com mais jogos na história do Dortmund – é quem lidera o processo e a sua última aquisição foi Alexander Isak. O internacional sueco de 18 anos, que também era pretendido pelo Real Madrid, junta-se assim ao português Raphaël Guerreiro, Dembélé e Emre Mor, entre outras pérolas. "Temos arriscado e trazido para o Dortmund futebolistas prometedores. É esta a filosofia que o clube deseja implementar. Ninguém quer voltar às dificuldades do passado", referiu Tuchel.

Também o caso de Aubameyang ilustra bem esta filosofia. Contratado ao St. Étienne em 2013 por por 13 milhões de euros quando tinha 24 anos, o internacional gabonês tornou-se no maior ativo do Dortmund, podendo dar agora um lucro impressionante quando o emblema alemão aceitar vender a sua principal joia.

Filosofia que gera milhões

O Dortmund tem agora uma saúde financeira equilibrada, muito devido à filosofia de apostar em jovens em ascensão para depois ter retorno financeiro. Nos últimos anos há vários casos de sucesso que originaram milhões para os cofres do emblema alemão. O exemplo mais flagrante é o de Hummels. O central alemão foi contratado em 2009 ao Bayern por ‘apenas’ 5,5 milhões de euros quando tinha 20 anos, tendo sido vendido na época passada aos bávaros por por 35 milhões. Já Lewandowski é exceção, pois o rival Bayern ‘roubou-o’ a custo zero...

AS PÉROLAS

ISAK
17 anos (avançado)
Sueco
Ex-clube: AIK Solna
Valor: 9 milhões de euros em 2017

DEMBÉLÉ
19 anos (avançado)
Francês
Ex-clube: Rennes
Valor: 15 milhões de euros em 2016

EMRE MOR
19 anos (extremo)
Turco
Ex-clube: Norsjaelland
Valor: 10 milhões de euros em 2016

MERINO
20 anos (Médio)
Espanhol
Ex-clube: Osasuna
Valor: 4 milhões de euros em 2016

RAPHAËL GUERREIRO
23 anos (defesa/médio)
Português
Ex-clube: Lorient
Valor: 12 milhões de euros em 2016

WEIGL
21 anos (médio)
Alemão
Ex-clube: 1860 Munique
Valor: 2,5 milhões de euros em 2015

PULISIC
18 anos (extremo)
Estados Unidos
Ex-clube: Pennsylvania Classics
Valor: custo zero em 2015

GINTER
23 anos (defesa)
Alemão
Ex-clube: Friburgo
Valor: 10 milhões de euros em 2014

Por Diogo Jesus
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Alemanha

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0