José Couceiro realça que distinção de Jorge Jesus no Brasil é motivo de orgulho

Diretor técnico da Federação Portuguesa de Futebol enalteceu as qualidades dos treinadores portugueses

• Foto: Vítor Chi

O diretor técnico da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), José Couceiro, destacou que o prémio para melhor treinador do 'Brasileirão', atribuído este domingo a Jorge Jesus, é um motivo de orgulho e um reconhecimento da capacidade dos técnicos lusos.

"Para todos nós é sempre um motivo de orgulho e, para a classe dos treinadores, é o reforço de que têm qualidade e que se conseguem impor no mundo. Este prémio atribuído a Jorge Jesus e à sua equipa técnica vem aumentar a nossa responsabilidade, mas é uma responsabilidade que nós gostamos de ter. E que vem reforçar esse mesmo reconhecimento. Os treinadores portugueses, hoje, são reconhecidos no mundo, em todos os continentes", disse à agência Lusa José Couceiro.

O técnico português Jorge Jesus, que se sagrou campeão da liga brasileira de futebol e da Taça dos Libertadores ao serviço do Flamengo, venceu hoje o prémio "Bola de Prata" da ESPN Brasil para melhor treinador, sendo o primeiro estrangeiro a vencer a categoria.

"Temos treinadores espalhados pelo globo. O Jorge Jesus, e a sua equipa, ganharam agora a Taça dos Libertadores. Antes, o Manuel José tinha vencido em África, ganhando a Liga dos Campeões Africanos quatro vezes, José Mourinho ganhou a Liga dos Campeões, o Artur Jorge também, portanto, é todo um reforço ao longo destes anos do prestígio dos treinadores portugueses", assinalou o dirigente, à margem do lançamento do livro "Almanaque da Formação", de Rui Miguel Tovar, em Lisboa.

E reforçou: "Esse reconhecimento hoje do futebol brasileiro em relação a um treinador português e a uma estrutura técnica portuguesa tem que nos deixar orgulhosos. Ficamos satisfeitos por continuarmos a abrir caminhos, num mundo que é cada vez mais global, mas em que nós, felizmente, temos conseguido chegar a esses grandes campeonatos e ter treinadores com sucesso".

Questionado sobre o recente regresso de José Mourinho à 'Premier League', desta feita ao comando do Tottenham (depois de Chelsea e Manchester United), Couceiro também considerou algo de muito positivo para o estatuto dos treinadores portugueses.

"O regresso dele à 'Premier League' só vem demonstrar o reconhecimento que a própria 'Premier League' tem por um treinador com a capacidade dele. E isso para nós é importante porque, tal como é importante ter um lote de treinadores portugueses tão vasto no mundo, é preciso ter essas primeiras figuras, que são reconhecidas como tal, e que estão num espaço competitivo, neste caso, a 'Premier League', que é de facto o campeonato com maior capacidade financeira do mundo", lançou.

José Couceiro deixou ainda uma palavra aos selecionadores nacionais de futebol, futsal e futebol de praia, pelas conquistas internacionais obtidas nos últimos anos, casos do Europeu (2016) e da Liga das Nações (2019), por parte de Fernando Santos, do Europeu de futsal (2018), com Jorge Braz, e do Europeu e do Mundial de futebol de praia em 2019, com Mário Narciso.

"O reconhecimento público e mundial a tudo o que o Fernando Santos conseguiu durante estes últimos anos é notório. Hoje, no espaço dos selecionadores nacionais, é uma referência. E muitos querem perceber porque é que o Fernando Santos faz as coisas desta forma, e as pessoas querem entender porque é que Portugal trabalha desta forma. Mas se formos ao futsal, querem saber porque é que o Jorge Braz trabalha desta forma, e, se formos ao futebol de praia, querem saber porque é que o Mário Narciso funciona desta forma", sublinhou.

O responsável considerou mesmo que "Portugal está a viver, provavelmente, o melhor período, sem desprimor pelas grandes gerações dos anos 60, 80, e até mais atrás, sem desprimor por ninguém".

"Portugal está a viver um momento único, que vai ser sempre recordado como um momento fantástico, seja ao nível das suas equipas, seja ao nível dos sucessos das suas seleções", completou.

Por Lusa

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Brasil

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.