Treinador português está de regresso ao Brasil depois de já ter passado pelo Cruzeiro
Pepa foi esta quarta-feira apresentado como novo treinador do Sport Recife, da série B do Brasil. O técnico português que estava sem clube desde a saída do Al-Ahli, do Qatar (em abril), revelou estar preparado para a "missão" que tem pela frente e com muita "sede de triunfar".
"Este é um desafio grande, que tem de ser encarado com coragem, força e determinação. Tenho confiança total na equipa e na sua qualidade, portanto, dessa forma o desafio fica mais do que possível", começou por realçar.
Naquele que será um regresso ao país - depois de já ter representado o Cruzeiro na temporada passada -, Pepa diz-se mais conhecedor da cultura do futebol brasileiro e mais apto para liderar o clube na luta pelo regresso ao principal escalão. "Estou mais preparado e nesse aspeto tem de haver humildade e inteligência de sabermos ouvir. Mas, acima de tudo, precisamos de união, uma união muito grande."
A entrada no clube a meio do campeonato – faltam disputar 16 jornadas - será como "mudar o pneu de um carro em andamento", e nem a oscilação do Recife - tanto entra em lugares de subida como rapidamente cai - é capaz de assustar Pepa. "Numa corrida de Fórmula 1, eu posso estar à frente 78 voltas e depois na 79.ª saio do pódio", atirou o treinador português.
Na chegada ao aeroporto Pepa foi recebido e acarinhado por vários adeptos rubro-negros, numa atitude que não o surpreende e que demonstra a paixão pelo clube. "Em Portugal é fácil ser adepto do Benfica, FC Porto e Sporting, mas eu gosto é de ver quando são do V. Guimarães, do P. Ferreira ou de um Rio Ave. É uma paixão daquelas que não ganham muitos títulos. Esse é o adepto fiel, de amor, que passa dificuldades para ir ver o jogo e que se não ganha vai ter problemas em casa. É esta a paixão, a loucura, que eu senti e que mexe comigo", concluiu.
A estreia de Pepa no comando técnico do Sport Recife poderá acontecer já este sábado (madrugada de domingo em Portugal) no duelo frente ao Avaí, para a jornada 25 da série B do Brasil.
Verdão não conseguiu impor o seu jogo diante da LDU Quito, no Equador
Incidente entre Diego de Lima e Paulo Vitor
Antigo jogador admite que regresso de Neymar poderá ajudar equipa
Antigo jogador do FC Porto está cedido pelo Vasco da Gama
Subdiretor de Record avalia últimas declarações do treinador do Benfica sobre o plantel
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
Entrevista ao candidato a vice-presidente das modalidades na lista de Rui Costa
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções