Treinador português está de regresso ao Brasil depois de já ter passado pelo Cruzeiro
Pepa foi esta quarta-feira apresentado como novo treinador do Sport Recife, da série B do Brasil. O técnico português que estava sem clube desde a saída do Al-Ahli, do Qatar (em abril), revelou estar preparado para a "missão" que tem pela frente e com muita "sede de triunfar".
"Este é um desafio grande, que tem de ser encarado com coragem, força e determinação. Tenho confiança total na equipa e na sua qualidade, portanto, dessa forma o desafio fica mais do que possível", começou por realçar.
Naquele que será um regresso ao país - depois de já ter representado o Cruzeiro na temporada passada -, Pepa diz-se mais conhecedor da cultura do futebol brasileiro e mais apto para liderar o clube na luta pelo regresso ao principal escalão. "Estou mais preparado e nesse aspeto tem de haver humildade e inteligência de sabermos ouvir. Mas, acima de tudo, precisamos de união, uma união muito grande."
A entrada no clube a meio do campeonato – faltam disputar 16 jornadas - será como "mudar o pneu de um carro em andamento", e nem a oscilação do Recife - tanto entra em lugares de subida como rapidamente cai - é capaz de assustar Pepa. "Numa corrida de Fórmula 1, eu posso estar à frente 78 voltas e depois na 79.ª saio do pódio", atirou o treinador português.
Na chegada ao aeroporto Pepa foi recebido e acarinhado por vários adeptos rubro-negros, numa atitude que não o surpreende e que demonstra a paixão pelo clube. "Em Portugal é fácil ser adepto do Benfica, FC Porto e Sporting, mas eu gosto é de ver quando são do V. Guimarães, do P. Ferreira ou de um Rio Ave. É uma paixão daquelas que não ganham muitos títulos. Esse é o adepto fiel, de amor, que passa dificuldades para ir ver o jogo e que se não ganha vai ter problemas em casa. É esta a paixão, a loucura, que eu senti e que mexe comigo", concluiu.
A estreia de Pepa no comando técnico do Sport Recife poderá acontecer já este sábado (madrugada de domingo em Portugal) no duelo frente ao Avaí, para a jornada 25 da série B do Brasil.
Treinador português deixa o clube brasileiro com os três auxiliares
'Globo Esporte' dá conta que treinador português tomou decisão há vários dias
Gabriel Barbosa, ex-avançado do Benfica, desperdiçou da marca dos onze metros
Treinador português de 64 anos já fechou acordo com o emblema de Porto Alegre
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'