É o primeiro treinador estrangeiro na história do clube
O português Nuno Teixeira vai orientar a equipa de sub-20 dos brasileiros do São Bernardo, que prepara a sua participação na Copinha, um dos maiores torneios mundiais daquele escalão etário, que tem lugar em várias cidades do estado de São Paulo.
Portador da licença B da UEFA e doutorado em ciências do desporto, o treinador, de 48 anos, regista passagens por Avintes, Maia Lidador e Vila Meã e efetuou diversos estágios em vários clubes de referência, designadamente Barcelona, Sporting, Braga e Celta de Vigo, entre outros.
Nuno Teixeira iniciou o seu trabalho na última segunda-feira e já traçou os objetivos imediatos. "As expectativas são altas, conforme os contactos que mantivemos antes da minha vinda. Ficarei desagradado comigo próprio se eventualmente não conseguir cumprir com aquilo que é o sonho, que foi assim intitulado mesmo pela diretoria, de atingir a quarta fase da Copinha", referiu, acrescentando: "É uma meta extraordinariamente difícil, mas temos que apontar bem lá para cima, para que depois nós possamos atingir os objetivos a que nos propormos", projetou.
Com recentes negociações de atletas para o futebol europeu, o São Bernardo apostou na contratação de um profissional português justamente pensando na formação de seus atletas e no caminho para a adaptação a uma nova realidade. Segundo Nuno Teixeira, o objetivo é habituar desde já os atletas à metodologia de trabalho utilizada na Europa.
"Temos a nossa forma de atuação e que muitas vezes se baseia na projeção tática, mas acima de tudo também queremos habituar os nossos jogadores a conseguirem atingir uma forma mais cómoda, uma adaptação à metodologia europeia. Assim dessa forma nós podemos fazer com que qualquer jogador nosso que saia daqui tenha um tempo de adaptação mais curto, porque já vai com hábitos adquiridos. E esse é efetivamente o trabalho que venho para cá fazer", completou.
Acompanhe todas as incidências do encontro
Equipa de Belo Horizonte cendeu no Rio de Janeiro
Brasileiro aconselha Gabriel Brazão ao Bayern Munique
Equipa equatoriana levou a melhor sobre o São Paulo nos quartos de final
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português
Antigo avançado do Sporting sentiu-se mal ao minuto 89, depois de ter já marcado e assistido
Avançado holandês, ex-Sporting, sofre de problemas cardíacos