Técnico português detido no Brasil por alegados insultos racistas

Hugo Duarte terá sido apanhado em flagrante após o Bahia-JC Amazonas, a contar para a 2.ª mão dos 'quartos' da Série A2 feminina

• Foto: JC Amazonas/Instagram

Hugo Duarte, técnico português do JC Amazonas, foi detido esta segunda-feira após o nulo frente ao Bahia, num jogo a contar para a segunda mão dos quartos de final da Série A2 e que determinava o acesso ao principal escalão do futebol feminino brasileiro. De acordo com a imprensa daquele país, o treinador luso de 45 anos foi apanhado em flagrante a proferir insultos racistas contra Suelen, jogadora do Bahia, tendo sido detido pelas autoridades nesse preciso momento.

O final da partida, diga-se, ficou marcado por uma tremenda confusão. Depois da vitória (2-0) na primeira mão, o Bahia partiu para o jogo com uma vantagem confortável e o nulo acabou mesmo por colocá-lo nas meias-finais e carimbar-lhe o bilhete da promoção. Após o apito final, vários elementos das duas equipas entraram em confronto e Hugo Duarte, além dos insultos racistas - terá alegadamente repetido o termo "macaca" -, ainda está a ser acusado de tentativa de agressão.

Em comunicado, o JC Amazonas afirma que repudia todos os atos racistas e qualquer tipo de preconceito, mas que neste momento está a avaliar com o seu departamento jurídico "todas informações necessárias" para tomar uma posição. Já o Bahia pediu uma "resposta à altura da gravidade do assunto, reiterando compromisso na luta contra qualquer tipo de discriminação".

Também a alegada vítima veio a terreiro falar sobre o sucedido. Na sua conta oficial do Instagram, Suelen chamou "criminoso" a Hugo Duarte e acusou o treinador português de tentar silenciar a sua figura como "mulher preta no desporto", sublinhando que o ato de denúncia é a arma que tem na sua posse para "combater o racismo". 


A post shared by Suelen S (@su_oficial01)

Por Record
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Brasil
Notícias
Notícias Mais Vistas