Hugo Duarte terá sido apanhado em flagrante após o Bahia-JC Amazonas, a contar para a 2.ª mão dos 'quartos' da Série A2 feminina
Hugo Duarte, técnico português do JC Amazonas, foi detido esta segunda-feira após o nulo frente ao Bahia, num jogo a contar para a segunda mão dos quartos de final da Série A2 e que determinava o acesso ao principal escalão do futebol feminino brasileiro. De acordo com a imprensa daquele país, o treinador luso de 45 anos foi apanhado em flagrante a proferir insultos racistas contra Suelen, jogadora do Bahia, tendo sido detido pelas autoridades nesse preciso momento.
O final da partida, diga-se, ficou marcado por uma tremenda confusão. Depois da vitória (2-0) na primeira mão, o Bahia partiu para o jogo com uma vantagem confortável e o nulo acabou mesmo por colocá-lo nas meias-finais e carimbar-lhe o bilhete da promoção. Após o apito final, vários elementos das duas equipas entraram em confronto e Hugo Duarte, além dos insultos racistas - terá alegadamente repetido o termo "macaca" -, ainda está a ser acusado de tentativa de agressão.
Em comunicado, o JC Amazonas afirma que repudia todos os atos racistas e qualquer tipo de preconceito, mas que neste momento está a avaliar com o seu departamento jurídico "todas informações necessárias" para tomar uma posição. Já o Bahia pediu uma "resposta à altura da gravidade do assunto, reiterando compromisso na luta contra qualquer tipo de discriminação".
Também a alegada vítima veio a terreiro falar sobre o sucedido. Na sua conta oficial do Instagram, Suelen chamou "criminoso" a Hugo Duarte e acusou o treinador português de tentar silenciar a sua figura como "mulher preta no desporto", sublinhando que o ato de denúncia é a arma que tem na sua posse para "combater o racismo".
Extremo, de 33 anos, é baixa numa fase crucial da época para o Santos, que luta para não ser despromovido à Série B
Treinador do Palmeiras recorda clássico contra o São Paulo e o polémico penálti que não foi assinalado e levou à suspensão de dois árbitros
Internacional pela Guiné-Bissau marcou 2 golos no jogo da subida, diante do Goiás
Treinador português já tinha na ronda anterior 'atirado a toalha' ao chão e nesta 36.ª jornada poupou praticamente quase toda a equipa
Num país onde existe centralização, devido à quebra do contrato os belgas poderão não conseguir ver a 16.ª jornada
Ex-futebolista de Benfica e do Sporting diz ter 'revolta brutal' por violação de regras na distribuição de recurso
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Ex-jogador disse em tribubal ter sentido uma "revolta brutal"