Hugo Duarte terá sido apanhado em flagrante após o Bahia-JC Amazonas, a contar para a 2.ª mão dos 'quartos' da Série A2 feminina
Hugo Duarte, técnico português do JC Amazonas, foi detido esta segunda-feira após o nulo frente ao Bahia, num jogo a contar para a segunda mão dos quartos de final da Série A2 e que determinava o acesso ao principal escalão do futebol feminino brasileiro. De acordo com a imprensa daquele país, o treinador luso de 45 anos foi apanhado em flagrante a proferir insultos racistas contra Suelen, jogadora do Bahia, tendo sido detido pelas autoridades nesse preciso momento.
O final da partida, diga-se, ficou marcado por uma tremenda confusão. Depois da vitória (2-0) na primeira mão, o Bahia partiu para o jogo com uma vantagem confortável e o nulo acabou mesmo por colocá-lo nas meias-finais e carimbar-lhe o bilhete da promoção. Após o apito final, vários elementos das duas equipas entraram em confronto e Hugo Duarte, além dos insultos racistas - terá alegadamente repetido o termo "macaca" -, ainda está a ser acusado de tentativa de agressão.
Em comunicado, o JC Amazonas afirma que repudia todos os atos racistas e qualquer tipo de preconceito, mas que neste momento está a avaliar com o seu departamento jurídico "todas informações necessárias" para tomar uma posição. Já o Bahia pediu uma "resposta à altura da gravidade do assunto, reiterando compromisso na luta contra qualquer tipo de discriminação".
Também a alegada vítima veio a terreiro falar sobre o sucedido. Na sua conta oficial do Instagram, Suelen chamou "criminoso" a Hugo Duarte e acusou o treinador português de tentar silenciar a sua figura como "mulher preta no desporto", sublinhando que o ato de denúncia é a arma que tem na sua posse para "combater o racismo".
Jogo em atraso da 12.ª jornada do campeonato brasileiro
Técnico italiano elogiado por Vinícius, Rodrygo, Zico, Romário e Cafu
Treinador português entende que os seus direitos não foram respeitados durante a passagem pelo clube
Médio da equipa de juniores tem também passaporte italiano
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional
Conversa com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol foi a última do Portugal Football Summit
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos