O Betis, adversário do V. Guimarães nos oitavos de final da Liga Conferência, ascendeu este domingo provisoriamente ao sétimo lugar da LaLiga, ao ditar a primeira derrota do Getafe na prova em 2025 (2-1).
Nos arredores de Madrid, dois golos de Isco (18 e 77 minutos), o segundo na conversão de uma penálti, sentenciaram o desafio da 25.ª ronda a favor dos sevilhanos, que terminaram com 10 unidades, por expulsão com cartão vermelho direto do brasileiro Antony (90'+4), e prosseguem com o internacional português William Carvalho lesionado.
O Betis é sétimo, com os mesmos 35 pontos do Rayo Vallecano, situado no sexto lugar, último de entrada direta nas provas europeias da próxima época, sob a proximidade do Maiorca, oitavo, com 34, que visita na segunda-feira o Sevilha, na conclusão da jornada.
No 14.º lugar, com 30 pontos, sete acima da zona de descida, segue o Getafe, que ainda reduziu por Borja Mayoral (82 minutos), mas viu o defesa central português Domingos Duarte ser expulso por acumulação de cartões amarelos a acabar (90'+6), sem conseguir impedir a primeira derrota em dois meses na prova, após quatro vitórias e dois empates.
O Betis terá pela frente o V. Guimarães nos 'oitavos' da Liga Conferência, terceira prova europeia de clubes, com a primeira mão agendada para 6 de março, no Estádio Benito Villamarín, em Sevilha, uma semana antes do reencontro no D. Afonso Henriques.
Horas antes do triunfo verdiblanco em Getafe, o campeão mundial, europeu e espanhol Real Madrid reassumiu a liderança partilhada da Liga espanhola, em igualdade pontual com o FC Barcelona e à frente do Atlético de Madrid, ao derrotar em casa o Girona (2-0).
Quatro dias depois de eliminarem o tetracampeão inglês Manchester City no playoff de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, os merengues começaram a travar uma sequência de três partidas sem vencer e dois empates para o campeonato com um remate de primeira de fora da área do médio croata e capitão Luka Modric (41 minutos).
O 2-0 foi fixado pelo brasileiro Vinicius Júnior (83'), vencedor do prémio The Best da FIFA em 2024, que já não marcava há um mês em todas as provas e voltou a faturar na Liga espanhola pela primeira vez desde o hat trick ao Osasuna em novembro do último ano.
O Real Madrid acumula os mesmos 54 pontos do FC Barcelona, que possui vantagem no confronto direto e havia triunfado na visita de sábado ao Las Palmas (2-0), tal como fez o Atlético Madrid, terceiro, com 53, em Valência (3-0), enquanto o Girona é 12.º, com 31.
Na perseguição ao pódio continua o Athletic Bilbao, que obteve ante o lanterna-vermelha Valladolid (7-1) o êxito mais folgado desde a inauguração do novo San Mamés, em 2013, sendo que já não faturava sete golos numa partida do campeonato desde abril de 1994.
Mikel Jaureguizar (10 minutos), Nico Williams (35' e 66'), Maroan Sannadi (43'), Ohian Sancet (45'+2), Gorka Guruzeta (69') e o hispano-ganês Iñaki Williams (87') construíram a vitória mais expressiva em 2024/25 dos bascos, que não perdem há 16 rondas e estão na quarta posição, última de acesso direto à Liga dos Campeões da próxima época, com 48 pontos, contra 44 do Villarreal, quinto, que bateu fora na véspera o Rayo Vallecano (1-0).
No 20.º e último lugar, com apenas 15 pontos, a oito da zona de manutenção, permanece o Valladolid, que reduziu pelo senegalês Mamadou Sylla (47 minutos) e terminou com 10 unidades, face à expulsão do croata Stanko Juric (56'), sofrendo a sexta derrota seguida.
Os blanquivioletas estiveram desfalcados de André Ferreira, por lesão, e reestrearam o treinador Álvaro Rubio, que já tinha sido interino em dezembro de 2024 e deixou agora a equipa B em definitivo para render o argentino Diego Cocca, destituído na segunda-feira.
Por LusaJogador formado no Benfica com grande momento
Avanado do PSG "agrada muito" aos colchoneros
Imagem curiosa captada por fotógrafo do jornal 'Marca'
Treinador do Real Madrid sai em defesa da equipa, em especial de Vinícius Júnior
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Jogador formado no Benfica marcou golaço crucial na vitória (4-2) diante do Anderlecht
Médio dinamarquês foi dispensado dos Red devils no último verão
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Antigos internacionais portugueses tomaram posse esta quinta-feira