O Celta de Vigo terminou hoje a Liga espanhola no sétimo lugar, apurando-se para a Liga Europa, com o Rayo Vallecano em oitavo e qualificado para a Liga Conferência, após a 38.ª e última jornada.
Foi de 'remontada' que a formação de Vigo conseguiu carimbar o apuramento, uma vez que o Getafe se adiantou, a jogar em casa, por Borja Maioral, aos 11 minutos.
A equipa de Domingos Duarte, que acabaria expulso aos 90 minutos por impedir um jogador isolado de chegar à sua baliza, consentiu depois o empate, por Borja Iglesias, aos 25, e acabaria derrotada pelo 'herói' do costume do adversário.
Decisivo foi, aos 80 minutos, o 10.º tento no campeonato para Iago Aspas, 37 anos, que jogou quase toda a vida no Celta (exceção a duas épocas, no Liverpool e no Sevilha), somando mais de 500 jogos e 200 golos pelos galegos.
O capitão ajudou a selar a qualificação do Celta, que fecha La Liga com 55 pontos, em sétimo, contra 52 do Rayo Vallecano, oitavo e em lugar de Liga Conferência, e do Osasuna, que ficou em nono e fora da Europa por 'um triz'.
O Celta volta às competições europeias, depois de ter chegado às meias-finais na última participação, na Liga Europa de 2016/17, que o Manchester United de José Mourinho conquistou, sendo 'carrasco' dos galegos nas 'meias'.
Outro regresso, mas 24 anos depois de uma única participação, em 2000/01, na então denominada Taça UEFA, é o do Rayo, que empatou sem golos na receção ao Maiorca, que teve Samu Costa no 'onze', e conseguiu garantir a Liga Conferência.
O resultado levou a uma imensa invasão de campo por parte dos adeptos do conjunto de Vallecas, que até a roupa de jogo tentavam obter dos jogadores, que parabenizaram.
Sentimento oposto o vivido em Vitoria-Gasteiz, onde o Alavés impôs também um empate, a uma bola, ao Osasuna, que ficou em nono e, por isso, o primeiro de fora das competições europeias.
Vicente, de penálti aos 56 minutos, adiantou o conjunto da casa, e o melhor que os forasteiros conseguiram fazer foi empatar, por Garcia aos 88, sem chegar o segundo tento que os colocasse na Europa.
Por seu lado, o Leganés desceu de divisão, apesar de ter vencido por 3-0 o 20.º e último Valladolid, também condenado, porque o 2-0 do Espanyol ante o Las Palmas, outro emblema encaminhado para a segunda, 'salvou' os catalães.
A abrir o dia, um 'bis' de Kylian Mbappé deu a vitória ao 'vice' Real Madrid ante a Real Sociedad (2-0) no fecho do campeonato, 'roubando' a Bota de Ouro ao sueco do Sporting Viktor Gyökeres.
O campeão FC Barcelona despede-se no domingo, em casa do Athletic Bilbau, quarto com 70 pontos.
O Atlético de Madrid, terceiro com 73, visita o Girona, enquanto o Villarreal, quinto e apurado para a Liga dos Campeões, recebe o Sevilha, em jogos aprazados também para domingo.
Grupo conclui revestimento interior do átrio de uma das entradas VIP do Santiago Bernabéu cujo custo já vai em 1,35 mil milhões
Clube basco confirma que a inscrição do defesa não foi aprovada após erro no fecho de mercado
Central ex-FC Porto garante chegar à Andaluzia na melhor forma
Dani Rodriguez falou ainda abertamente da titularidade de um colega
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes
Norte-americano Greg Louganis vendeu a casa e partiu para o Panamá para uma jornada de autodescoberta
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo