A Federação Espanhola de Futebol (RFEF) abriu um processo disciplinar a Juan Cala, para "esclarecer" se existiram insultos racistas do defesa do Cádiz ao francês Mouctar Diakhaby, do Valencia, no jogo entre as duas equipas, anunciou esta quarta-feira o organismo.
"É imprescindível atuar com firmeza em relação a qualquer ação, manifestação ou declaração suscetível de violência, racismo, xenofobia ou intolerância no futebol. Por essa razão, foi aberto um processo disciplinar extraordinário a Juan Cala, para esclarecer a natureza e o alcance dos factos, para depois ser ou não aplicada uma sanção", lê-se num comunicado do Comité de Competição da RFEF.
O organismo acrescentou que esta medida surge após a receção do relatório do diretor de Integridade e Segurança da RFEF e de uma carta do Valência e os dois clubes já congratularam a federação pela abertura do processo.
Em causa está o incidente ocorrido no encontro do último domingo, da 29.ª jornada da liga espanhola, em que Diakhaby, no minuto 29, abandonou o relvado, seguido do resto da equipa 'che', por, alegadamente, ter sido alvo de um insulto racista por parte de Juan Cala.
O encontro esteve interrompido durante largos minutos, mas acabou por ser reatado, sem Diakhaby, que acabou por ser substituído, e terminou com um triunfo do Cádiz, a jogar em casa, por 2-1, com Cala a marcar um dos golos da sua equipa.
Na terça-feira, em conferência de imprensa, o central, de 31 anos, explicou que se desentendeu com Diakhaby durante a partida, mas que em nenhum momento existiu qualquer tipo de palavras ou ofensas racistas.
No mesmo dia, o defesa francês, de 24 anos, utilizou as redes sociais do Valência para reforçar que foi alvo de um insulto racista por parte de Cala.
No relatório do árbitro, o juiz do encontro escreveu que Diakhaby comunicou a todos os membros da sua equipa (assistentes e quarto árbitro) que tinha sido alvo de um insulto racista por parte de Cala, mas realçou que tal não foi ouvido por ninguém.
Por LusaGrupo conclui revestimento interior do átrio de uma das entradas VIP do Santiago Bernabéu cujo custo já vai em 1,35 mil milhões
Clube basco confirma que a inscrição do defesa não foi aprovada após erro no fecho de mercado
Central ex-FC Porto garante chegar à Andaluzia na melhor forma
Dani Rodriguez falou ainda abertamente da titularidade de um colega
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Tudo aconteceu na final da Leagues Cup diante dos Seattle Sounders
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo