_
A Federação Espanhola de Futebol (RFEF) apresentou hoje uma queixa às autoridades após a publicação, não autorizada, de alguns áudios do sistema de videoárbitro (VAR) da polémica vitória do Real Madrid sobre o lanterna-vermelha Almeria (3-2).
Além da investigação interna instaurada pelo comité técnico de árbitros, a RFEF entende que "é extremamente grave que este material audiovisual tenha sido extraído", pelo que espera que, o mais breve possível, sejam "apuradas responsabilidades".
Em comunicado, o organismo revelou ainda que vai tomar medidas para garantir a segurança de todas as comunicações, para que não se repita o agora sucedido com o árbitro Francisco Hernández Maeso e o VAR Alejandro Hernández Hernández.
Na segunda parte, na qual o Almeria vencia por 2-0, com golos de Largie Ramazani e Edgar González, o 'juiz' dirigiu-se por três vezes ao monitor do VAR, para analisar três situações polémicas, decidindo todas a favor dos anfitriões, perante a incredulidade e indignação dos jogadores e equipa técnica do Almeria.
Primeiro foi uma mão do brasileiro Kaiky que valeu o penálti que permitiu ao conjunto de Carlo Antecelotti reduzir para 2-1, depois foi anulado um golo a Sergio Arribas, que seria o 3-1, por uma falta anterior do senegalês Dion Lopy, e posteriormente validou o tento de Vinícius Júnior, que daria o 2-2, quando de início tinha apontado mão na bola.
O Almeria, que perdeu o jogo com um golo aos 90'+9, não tem sido o único clube a revelar indignação pelos factos, que já foram comentados por membros de outras formações, inclusivamente o treinador do FC Barcelona, Xavi.
O caso tem dominado a atenção dos media espanhóis que têm aplicado expressões como "escândalo mundial" e "assalto à mão armada" para comentar a 'remontada' que a generalidade dos jornais nacionais entende ter contado com a ajuda do VAR.
Com um jogo a mais, o surpreendente Girona lidera, com 52 pontos, mais um do que o Real Madrid, com 51, enquanto o FC Barcelona soma apenas 44.
Por LusaImagem curiosa captada por fotógrafo do jornal 'Marca'
Treinador do Real Madrid sai em defesa da equipa, em especial de Vinícius Júnior
internacional francês falou sobre o momento delicado dos merengues na antevisão ao duelo de amanhã, com o Monaco
Preferência clubística na juventude do treinador do Real Madrid comentada em Espanha
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Jogador formado no Benfica marcou golaço crucial na vitória (4-2) diante do Anderlecht
Antigos internacionais portugueses tomaram posse esta quinta-feira
Notícia foi avançada pelo site cazaque 'Sports'
Fabiana Edith Muñoz tem 42 anos, sofre de esquizofrenia e está a ser procurada pelas autoridades