A Federação Espanhola de Futebol (RFEF) apresentou hoje uma queixa às autoridades após a publicação, não autorizada, de alguns áudios do sistema de videoárbitro (VAR) da polémica vitória do Real Madrid sobre o lanterna-vermelha Almeria (3-2).
Além da investigação interna instaurada pelo comité técnico de árbitros, a RFEF entende que "é extremamente grave que este material audiovisual tenha sido extraído", pelo que espera que, o mais breve possível, sejam "apuradas responsabilidades".
Em comunicado, o organismo revelou ainda que vai tomar medidas para garantir a segurança de todas as comunicações, para que não se repita o agora sucedido com o árbitro Francisco Hernández Maeso e o VAR Alejandro Hernández Hernández.
Na segunda parte, na qual o Almeria vencia por 2-0, com golos de Largie Ramazani e Edgar González, o 'juiz' dirigiu-se por três vezes ao monitor do VAR, para analisar três situações polémicas, decidindo todas a favor dos anfitriões, perante a incredulidade e indignação dos jogadores e equipa técnica do Almeria.
Primeiro foi uma mão do brasileiro Kaiky que valeu o penálti que permitiu ao conjunto de Carlo Antecelotti reduzir para 2-1, depois foi anulado um golo a Sergio Arribas, que seria o 3-1, por uma falta anterior do senegalês Dion Lopy, e posteriormente validou o tento de Vinícius Júnior, que daria o 2-2, quando de início tinha apontado mão na bola.
O Almeria, que perdeu o jogo com um golo aos 90'+9, não tem sido o único clube a revelar indignação pelos factos, que já foram comentados por membros de outras formações, inclusivamente o treinador do FC Barcelona, Xavi.
O caso tem dominado a atenção dos media espanhóis que têm aplicado expressões como "escândalo mundial" e "assalto à mão armada" para comentar a 'remontada' que a generalidade dos jornais nacionais entende ter contado com a ajuda do VAR.
Com um jogo a mais, o surpreendente Girona lidera, com 52 pontos, mais um do que o Real Madrid, com 51, enquanto o FC Barcelona soma apenas 44.
Por LusaGrupo conclui revestimento interior do átrio de uma das entradas VIP do Santiago Bernabéu cujo custo já vai em 1,35 mil milhões
Clube basco confirma que a inscrição do defesa não foi aprovada após erro no fecho de mercado
Central ex-FC Porto garante chegar à Andaluzia na melhor forma
Dani Rodriguez falou ainda abertamente da titularidade de um colega
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes
Norte-americano Greg Louganis vendeu a casa e partiu para o Panamá para uma jornada de autodescoberta
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo