A FIFA confirmou esta sexta-feira a suspensão por três anos imposta a Luis Rubiales, ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), pelo beijo dado à jogadora Jenni Hermoso na final do Campeonato do Mundo de 2023.
Em comunicado, a FIFA explica que decidiu "rejeitar o recurso" apresentado por Rubiales, mantendo a suspensão por três anos de toda as atividades relacionadas com futebol, imposta ao ex-presidente da RFEF a 30 de outubro do ano passado.
O organismo indica que a decisão pode ser objeto de recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), garantindo, no entanto, a sua determinação em "proteger a integridade de todos e garantir o cumprimento das regras de conduta básicas".
A final do Mundial feminino de futebol, disputada a 20 de agosto, ficou marcada pelo beijo na boca que o então presidente da RFEF deu à jogadora Jenni Hermoso, durante as celebrações da vitória espanhola (1-0 frente à Inglaterra) no estádio de Sydney, e que a avançada tem reiterado não ter sido consentido.
O comportamento de Rubiales, que entretanto se demitiu da presidência da RFEF, valeu-lhe a abertura de processos disciplinares pelo Tribunal Administrativo do Desporto de Espanha e por parte da FIFA, e uma queixa na justiça, apresentada pela jogadora.
Rubiales demitiu-se, entretanto, da presidência da RFEF, e foi suspenso pela FIFA, decisão da qual anunciou que iria recorrer, prometendo ir "até à última instância para que se faça justiça e se reponha a verdade".
Na quinta-feira, o juiz da Audiência Nacional anunciou que Luís Rubiales vai a julgamento, considerando que o beijo "não foi consentido", decisão que ainda é passível de recurso.
Barça comanda a La Liga e ambiciona ganhar pela terceira vez consecutiva no St. James Park
Presidente da liga espanhola nega ter dado autorização para que a operação se realizasse
Médio do Barcelona falha convocatória da seleção da Holanda
Lateral esquerdo está a contas com lesão no gémeo da perna direita
Casa do Benfica vista como uma forte alternativa ao Estádio Lusail, no Qatar
Dariusz Wójcik deu a sua versão dos factos sobre episódio com o treinador português
Avança o empresário
Amanda Farias publicou 'story' no Instagram
Antigo internacional holandês fez revelação
Tentativa de aliciamento de jogadores da UD Mansores para que prejudicassem a sua equipa no jogo frente ao Lobão