O presidente da Liga espanhola de futebol, Javier Tebas, acredita que a temporada vai ser retomada em junho, depois da suspensão devido à pandemia de covid-19, mostrando-se igualmente confiante na conclusão da mesma "neste verão".
O líder do organismo referiu ainda, num comunicado esta segunda-feira divulgado, que as atividades nos clubes seguem de acordo com "um protocolo abrangente para proteger a saúde de todos os envolvidos".
"A saúde é primordial, por isso temos um protocolo abrangente para proteger a saúde de todos os envolvidos, enquanto trabalhamos para reiniciar 'La Liga'. As circunstâncias são sem precedentes, mas esperamos começar a jogar novamente em junho e terminar nossa temporada de 2019/20 neste verão. Voltar é vencer!", declarou Javier Tebas.
O dirigente lembrou o "impacto profundo" provocado pela crise sanitária e considerou que "o regresso do futebol é um sinal de que a sociedade está a progredir de novo para a normalidade".
"O regresso dos profissionais de futebol envolve a reativação de um setor económico muito relevante e que contribui com 1,37% do PIB [Produto Interno Bruto], gerando 185.000 empregos, num momento em que a situação económica é a principal preocupação", justificou.
A 'La Liga' confirmou que os clubes podem regressar aos treinos durante esta semana, após aprovação do Ministério da Saúde, com um protocolo elaborado pelos seus colaboradores e desenvolvido pelo Conselho Superior de Desportos (CSD).
De acordo com o protocolo de regressos ao treinos, os jogadores começarão a treinar após um exame médico realizado pelos serviços dos clubes e, posteriormente, com um plano de trabalho individual.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 247 mil mortos e infetou mais de 3,5 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Mais de um milhão de doentes foram considerados curados.
Em Espanha, morreram 25.428 pessoas das mais de 218 mil confirmadas como infetadas.
AJC // AMG
Lusa/Fim
Por LusaInsólito aconteceu no último dia do mercado de transferências
Presidente honorário do Bayern confrontado com o interesse que o clube demonstrou em Florian Wirtz, que neste mercado rumou ao Liverpool
Extremo do Barcelona e da seleção espanhola passou noite de nervos em Konya
Yeray Álvarez sofre de perda de cabelo desde que foi diagnosticado com um cancro nos testículos. UEFA informa que só poderá regressar aos relvados em abril de 2026
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano