_

Ex-jogador do Ath. Bilbao garante pensão vitalícia por invalidez após vencer processo em tribunal

Mikel San José é uma figura histórica do Athletic Bilbao
• Foto: EPA

Mikel San José vai receber uma pensão vitalícia por invalidez, após ter ganho o processo contra a Segurança Social espanhola. O Tribunal Superior de Justiça do País Basco rejeitou o recurso interposto pelo Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) e reconheceu ao antigo defesa-central e médio defensivo do Athletic Bilbao como total e permanentemente inválido, considerando provado que teve de se retirar em 2022 por recomendação médica. O valor da reforma será de 1.600 euros brutos por mês.

O Tribunal validou o seu historial de lesões crónicas — osteoartrite cervical, hérnias discais, estenose foraminal, discopatia dorsal e espondiloartrose lombar — e concluiu que são incompatíveis com a prática futebol profissional, que exige "máximo desempenho físico, competição contínua, tolerância ao impacto e ausência de risco estrutural grave", lê-se no relatório.

PUB

A decisão não foi unânime. A decisão inclui o voto contra de um dos juízes, que considera a opinião da maioria "assustadora" e sublinha que San José esteve afastado do trabalho por pouco mais de dois meses, regressou à competição e reformou-se aos 33 anos, antes de requerer o subsídio de invalidez, nove meses depois. A decisão pode ainda ser contestada perante o Supremo Tribunal.

Recorde-se que Mikel San José que despediu-se dos relvados no final de 2021/22, depois de cumprir uma temporada ao serviço do Amorebieta da 2.ª Liga espanhola. Antes disso, cumpriu 397 jogos ao serviço do Ath. Bilbao, entre 2009 e 2020.

Por André Teixeira
1
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB