Anúncio do presidente da Real Federação Espanhola de Futebol
O Estádio Metropolitano, palco do Atlético de Madrid, receberá a final da Liga dos Campeões de futebol pela segunda vez na época 2026/27, anunciou esta quarta-feira o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF).
"Este ano, a Espanha tem a final da Liga Europa em San Mames e garantimos também a final da Liga dos Campeões em 2027 no Metropolitano de Madrid", disse Rafael Louzán, sem revelar mais detalhes sobre uma decisão que ainda não foi comunicada pela UEFA.
O dirigente falava aos jornalistas durante a sua visita às obras de ampliação do Estádio Olímpico de La Cartuja, em Sevilha, sede da próxima final da Taça do Rei, em 26 de abril, e um dos recintos propostos por Portugal, Espanha e Marrocos ao Mundial2030.
Com capacidade para 67.000 espetadores, o Metropolitano concorria com o Olímpico de Baku, no Azerbaijão, pela realização da final da Liga dos Campeões, após sediar a vitória do Liverpool sobre o Tottenham (2-0), em 2018/19, numa decisão entre clubes ingleses.
Em outubro de 2024, a UEFA decidiu não atribuir a final de 5 de junho de 2027 ao San Siro, em Milão, tendo em conta as reformas previstas nesse estádio italiano, reabrindo o processo de licitação e agendando uma comunicação formal em maio ou junho de 2025.
Além de ter revelado o palco da final da edição 2026/27 da Liga dos Campeões, Rafael Louzán desejou que uma das próximas decisões de provas europeias seja realizada no Olímpico de La Cartuja, que se tornará o terceiro maior recinto espanhol, atrás dos de FC Barcelona e Real Madrid, ao crescer dos atuais 60.000 para os 72.000 lugares sentados.
"Já estive por duas ou três vezes com Aleksander Ceferin [presidente da UEFA] e vamos levantar a possibilidade de Sevilha acolher uma final, porque temos o recinto, a cidade e uma infraestrutura hoteleira fantástica para acolher um evento dessa natureza", afiançou.
Espanha já acolheu o jogo decisivo da principal competição europeia de clubes por oito vezes - quatro no Santiago Bernabéu (1956/57, 1968/69, 1979/80 e 2009/10) e outra no Metropolitano (2018/19), ambos em Madrid, duas no Camp Nou (1988/89 e 1998/99), em Barcelona, e uma no Ramón Sánchez Pizjuán (1985/86), em Sevilha -, sendo que esta temporada vai albergar a final da Liga Europa em 21 de maio no San Mamés, em Bilbau.
A escolha do Benfica para a posição de extremo acabou por recair sobre Dodi Lukebakio, ex-Sevilha. Argentino rumou ao At. Madrid
Colchoneros foram batidos pelo Espanyol
Barcelona está de olho no bicampeonato, mas Real e Atlético Madrid querem estragar a festa
Avançado italiano assina um contrato válido para as próximas cinco temporadas
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United