Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Ex-presidente do Barcelona acusado de administração desleal e corrupção em negócios
Seguir Autor:
Josep Maria Bartomeu saiu em liberdade condicional acusado de administração desleal e corrupção em negócios no âmbito do caso 'Barçagate'. O ex-presidente do Barcelona passou na esquadra assim como Jaume Masferrer, um dos seus colaboradores mais próximos.
A detenção de Bartomeu ocorreu segunda de manhã pela polícia catalã, isto após terem sido realizadas buscas nas instalações da direção em Camp Nou. Juntaram-se também as de Oscar Grau ( atual CEO do Barcelona), Román Puntí (responsável dos serviços jurídicos) e Masferrer (ex-consultor do clube).
Relacionadas
Em causa está uma denúncia feita contra Bartomeu em fevereiro de 2020. O ex-presidente é acusado de ter contratado uma empresa de consultoria externa, a ‘I3 Ventures’, que teria como função melhorar a sua imagem e, pelas redes sociais, difamar vários jogadores, entre eles Messi e Piqué. Além disso, também os opositores à direção seriam visados. Bartomeu é ainda acusado de eventual crime financeiro. O clube sempre defendeu que a empresa tinha sido contratada para proteger a reputação de Bartomeu, direção e clube, mas o caso ganha novos contornos.
Os quatro arguidos foram detidos para interrogatório e tanto Bartomeu como Oscar Grau passaram a noite na esquadra. Todos são acusados de terem pago cerca de um milhão de euros em várias faturas para a ‘I3 Ventures’, empresa da qual o Barcelona se desvinculou após o caso polémico ter vindo a público. Recorde-se que, na época passada, esta situação conduziu a um conflito entre Messi e Bartomeu. O astro argentino tinha intenção de abandonar o clube - algo que ainda pode suceder no próximo verão - e terá entrado em rota de colisão com o ex-líder. Bartomeu foi muito contestado pela crise desportiva e a direção acabou por se demitir em bloco após uma moção de censura dos sócios intitulada ‘Més que una moción’.
Merengues, agora a 4 pontos dos blaugrana, só jogam este domingo
Jovem prodígio de 18 anos deixou o Barcelona
Adeus do avançado polaco aos blaugrana cada vez mais próximo de se confirmar
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Ex-internacional e dirigente defendeu aposta nos jovens lusos no Congresso: "Já provaram que são melhores"
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Comissão das Competições deixou recomendação no 1.º Congresso do Futebol