Empresa do ex-responsável da arbitragem espanhola recebeu quase sete milhões de euros por suposta assessoria verbal ao clube
O Barcelona e o seu antigo presidente Josep Maria Bartomeu vão responder em tribunal por alegada corrupção desportiva consumada em pagamentos milionários ao ex-dirigente da arbitragem José María Enríquez Negreira, revela a agência EFE, citando fontes judiciais.
O caso de corrupção surge na sequência de investigações que o ministério público de Barcelona iniciou há cerca de um ano e que dão conta de que a empresa do antigo responsável da arbitragem espanhola recebeu quase sete milhões de euros por suposta assessoria, verbal, ao clube, entre 2001 e 2018.
Relacionadas
A Procuradoria-Geral do Estado espanhol está agora a analisar a denúncia do ministério público, na qual o clube catalão é associado ao crime de corrupção em negócios de forma continuada.
Supostas irregularidades fiscais cometidas pela empresa de Negreira expuseram, em maio de 2022, os pagamentos recebidos pelo antigo vice-presidente da Comissão Técnica de Árbitros.
Além do dirigente supostamente corrompido, também o FC Barcelona, enquanto pessoa jurídica, o seu antigo presidente Josep Maria Bortomeu e outros membros da direção vão responder pelos factos em causa.
"O que ficou claro é que o FC Barcelona nunca comprou árbitros, nem nunca teve intenção de o fazer. Nunca! A contundência dos fatos contradiz aqueles que tentam mudar a história. Estamos novamente fortes. Nada disto é casual", comentou o atual presidente, Joan Laporta.
Catalães voltam aos triunfos na Liga dos Campeões, mas seguem em zona de playoff
Internacional espanhol anotou um hat trick
Presidente do Barcelona está à frente do clube desde 2021
Internacional espanhol, de 24 anos, já leva 20 jogos esta temporada e tem sido um dos habituais titulares
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Central espanhol anuncia saída do clube, sem revelar qual será a próxima aventura