A muralha de Oblak

A 10 jornadas de fazer história

• Foto: Fernando Ferreira

Jan Oblak está a dez jornadas de fazer história na Liga espanhola com a camisola do Atlético Madrid, graças à muralha que construiu na baliza desde o início da época. Batido apenas 12 vezes em 28 rondas, o ex-guardião do Benfica apresenta a média de 0,43 golos sofridos por partida, de longe a melhor da história do campeonato. Mas ainda não acabou.

Para já, o recorde é de Liaño que, no Deportivo, em 1993/94, foi buscar a bola ao fundo das redes por 18 vezes em 38 jornadas. A Oblak, bastará, assim, sofrer menos de seis golos nas últimas dez rondas para ganhar o Troféu Zamora com os melhores números de sempre do futebol espanhol.

Até final, o esloveno de 23 anos enfrentará Deportivo, Sp. Gijón, Betis, Espanyol, Granada, Ath. Bilbao, Málaga, Rayo, Levante e Celta e só três destes adversários conseguiram batê-lo: Depor, Athletic e Málaga. Assim, se mantiver esta imbatibilidade, supera mitos das balizas como o próprio Ricardo Zamora (que deu o nome ao troféu), Abel Resino, Francisco Liaño ou Victor Valdés.

Até Valdés está ameaçado

Os 12 golos sofridos até agora são uma marca notável, uma vez que só um guardião ganhou o Troféu Zamora com melhor registo: 10 encaixados. Mas o espanhol José Vicente Train, do Real Madrid, alcançou tal proeza na época de 1963/64 em... 15 jogos.

Nos últimos 40 anos de Liga, o guardião com menos golos sofridos numa época foi Valdés, do Barcelona, com 16. Mas até este registo Oblak pode superar se mantiver esta segurança.

Vítor Pontes: "Vai bater essa marca"

"Primeiro quero felicitar o Oblak pelo excelente registo na Liga espanhola. É um atleta que veio muito novo para Portugal e treinei-o na U. Leiria quando ele ainda era muito jovem e suplente de Gottardi. Mas já dava para perceber que tinha um enorme potencial. O que vi nas semanas em que trabalhei com ele foi um guarda-redes tecnicamente muito bom, ágil, rápido e com uma excelente envergadura. Todas as ações dele já eram muito assertivas e, para mim, não é surpresa o que ele tem estado a fazer. Beneficia também por jogar numa equipa extremamente forte no plano defensivo, que fecha muito bem os espaços aos adversários e comete poucos erros. A capacidade de liderança que Oblak demonstra leva-me a acreditar que ele vai bater essa marca esta temporada. Espero que o consiga."

Por Hugo Neves
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Espanha

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0