Athletic Bilbao ataca Atlético Madrid... mas esqueceu-se da história

Dirigente acusou madrilenos de usurpação de nome, cores e símbolo

• Foto: Reuters

Javier Aldazabal, secretário da Junta Diretiva do Athletic Bilbao, protagonizou um momento insólito na segunda-feira, durante a Assembleia Geral do clube, quando decidiu atacar o Atlético Madrid, acusando o emblema colchonero de usurpação de cores, nomes e escudo.

Tudo começou quando um sócio pediu para que o uso do nome Athletic fosse usado em exclusivo pelos bascos. Daí, Javier Aldazabal começou a 'debitar' ataques aos madrilenos. "O Athletic é uma marca. Hoje em dia seria impensável que alguém usurpasse o nome de um terceiro. Mas isto foi há cem anos... Além disso, usurparam as cores, o nome e o escudo. Há pouco vi o escudo de 1910, que era igual ao nosso. Hoje em dia era impensável! Apropriaram-se disso e depois de 100 anos de uso consentido e pacífico, é complicado", atirou.

Ora, Aldazabal tem razão ao dizer que os três itens acima são efetivamente parecidos, mas provavelmente ter-se-á esquecido de estudar a história... É que o Atlético Madrid foi criado em 1903, por um grupo de adeptos bascos, do Athletic Bilbao, que estava a estudar em Madrid. Por estar longe de casa, este grupo de bascos decidiu criar uma equipa própria na capital, uma espécie de sucursal do Athletic Bilbao, conforme está expresso nos primeiros estatutos do clube colchonero.

É certo que a ligação de sucursal acabou por ser desfeita uma década após a sua fundação, na presidência de Julián Ruete, mas também é certo que nunca, em período algum, esta ligação foi alvo de qualquer ataque por parte do clube que, para todos os efeitos, é o 'pai' do At. Madrid. Uma situação que muda agora e que está a provocar muitas ondas de críticas no país vizinho.

Por Fábio Lima
1
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Espanha

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.