Covid-19: Elche indicado para disputar playoff de acesso à liga espanhola

Liga agradece ao Fuenlabrada a "generosidade" de acatar a decisão

• Foto: Reuters

A Liga Espanhola de Futebol vai comunicar à federação que será "o Elche a disputar os playoffs de acesso ao principal escalão", agradecendo ao Fuenlabrada a "generosidade" de acatar a decisão, anunciou hoje o organismo representativo dos clubes.No dia seguinte à confirmação de mais 12 novos casos positivos à covid-19 no Fuenlabrada, elevando o total para 28, o organismo que rege as competições decidiu entregar a última vaga ao Elche, que terminou a segunda liga na sexta posição, com 61 pontos, mas com mais um jogo do que a formação dos arredores de Madrid, oitava colocada, com 60.

Em comunicado, a Liga expressou o "apreço absoluto pela generosidade desportiva demonstrada pelo Fuenlabrada, face à disposição de respeitar a decisão escolhida pela LaLiga, entre as duas soluções propostas pelo clube: aguardar a recuperação dos seus jogadores para a disputa do encontro [da última jornada, frente ao Deportivo da Corunha] ou suspender definitivamente o jogo".

A 'LaLiga' também destacou "o enorme sacrifício do Fuenlabrada", abrindo mão da possibilidade de jogar nos 'play-offs", gesto que significa para os seus jogadores "abandonar o que conquistaram com o seu esforço e trabalho ao longo da temporada, para facilitar o final da competição para o resto dos clubes".

O Fuenlabrada reagiu pouco depois ao cancelamento do jogo e à indicação do Elche para disputar os 'play-offs', também através de um comunicado, no qual deixou claro que "não renuncia" ao encontro com o Deportivo e lembrou que a Liga de clubes "não é o único órgão competente" para tomar decisões sobre esta matéria.

"Entendemos que a LaLiga não é o único órgão competente a tomar essa decisão. A decisão também está nas mãos do Comité de Competição da RFEF [federação] e, quando apropriado, do CSD [Conselho Superior do Desporto]. O facto de, na declaração anterior, termos anunciado que cumpriríamos a decisão, não significa que não deva ser tomada por todos os órgãos competentes e com base em relatórios objetivos", esclareceu o clube.

Na segunda-feira, o encontro entre o Deportivo e o Fuenlabrada, da 42.ª e última jornada da segunda liga de futebol, foi suspenso, após terem sido detetados vários casos de covid-19 na comitiva da formação de Madrid.

A Real Federação Espanhola de Futebol abriu na quarta-feira um inquérito disciplinar ao Fuenlabrada, depois de o Conselho Superior do Desporto ter considerado que o clube madrileno incumpriu com as normas sanitárias na visita à Corunha.

O Fuenlabrada, através do presidente, Jonathan Praena, garantiu que o clube "não foi negligente", tendo cumprido as baterias de testes requeridas e o isolamento assim que foram detetados os casos, insurgindo-se contra as acusações de que o clube tem sido alvo.

A Liga Espanhola de Futebol comunicou que a primeira eliminatória dos 'play-offs' de subida à primeira divisão estava adiada, até que fique resolvido o caso que envolve o Deportivo e o Fuenlabrada.

A formação galega já não tem hipóteses de manutenção, mas recorreu às instâncias disciplinares sobre este adiamento, enquanto o Fuenlabrada, oitavo colocado, ainda poderia chegar ao sexto lugar e, assim, disputar os 'play-offs' de subida ao principal escalão.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 627 mil mortos e infetou mais de 15,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

(notícia atualizada às 17h17)

Por Lusa
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Espanha

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.