Dito: «Suárez fez de Dito e Messi de Cardoso»

Lembra lance igual que protagonizou num Sp. Braga-V. Guimarães

• Foto: Hélder Santos/ASPress

No momento em que Lionel Messi surpreendeu o Mundo ao passar a bola a Luis Suárez no penálti frente ao Celta de Vigo, o antigo central português Dito lembrou-se de imediato de um lance igual que protagonizou com o antigo companheiro João Cardoso num Sp. Braga-V. Guimarães de 1983/84. "Estava a ver o jogo e, a seguir ao penálti, o João Cardoso ligou-me logo a dizer que se tinha arrepiado todo. Neste caso, o Suárez fez de Dito e o Messi de João Cardoso. Na altura, o árbitro José Guedes anulou o lance e nem deu uma justificação plausível para tal. Pensou tratar-se de uma brincadeira de mau gosto, sobretudo porque o adversário era o V. Guimarães. Mas não o fizemos por causa disso, já tínhamos tido outros penáltis em que só não fizemos por o resultado ser de vantagem mínima. Ali, já estávamos a ganhar 3-0, a situação era diferente...", contou Dito a Record.

O penálti inventado pelo belga Coppens em 1957 e celebrizado por Johann Cruyff nos anos 80 voltou a ser replicado agora por Messi e a imprensa internacional não poupou elogios ao craque. Mas em todas as análises, surge uma dúvida. Uma jogada genial ou um sinal de arrogância? Para Dito, não há qualquer falta de respeito no lance. "Faz parte do espetáculo. Por exemplo, frente ao V. Guimarães pensaram que tínhamos feito aquilo para humilhar, mas só o fizemos porque o jogo já estava ganho. Foi uma ideia do Quinito, que adorava o espetáculo e gostava de divertir o público. E não é assim tão fácil fazer aquilo. Já houve quem falhasse."

Que o digam os portugueses Pereirinha e Rui Pedro (pelos sub-21) ou Pires e Henry (Arsenal), duas duplas que fracassaram ao tentarem o penálti a dois toques. Para o diário catalão ‘Sport’, não há dúvida: "Foi uma obra excecional a homenagear Cruyff, que luta contra um cancro."

Por Hugo Neves
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Espanha

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.