As internacionais Mapi León e Patri Guijarro abandonaram esta quarta-feira a concentração da seleção de Espanha, em Valência, alegando não estaram nas melhores condições psicológicas para os jogos da Liga das Nações com a Suécia e a Suíça.
Depois de uma reunião, que terminou já de madrugada, o presidente do Conselho Superior do Desporto, anunciou que a grande maioria das jogadoras aceitou reintegrar os trabalhos da seleção, que vive momentos conturbados desde a conquista do título mundial.
Victor Franco garantiu que foram feitos vários acordos que permitiram a reintegração das jogadoras, e indicou que "das 23 jogadoras convocadas, duas pediram para abandonar o estágio por razões (...) de desconforto pessoal".
Mapi León e Patri Guijarro, ambas do FC Barcelona, estão entre as 15 jogadoras que há cerca de um ano pediram dispensa da seleção, alegando questões de saúde mental e criticando o comportamento "ditatorial" do então selecionador, Jorge Vilda.
"A minha realidade e a da Patri é diferente da das outras companheiras", afirmou Mapi León, acrescentando: "Não foi a forma ideal de voltar e não estamos em condições".
No entanto, a futebolista garantiu que ambas estão "satisfeitas" porque a situação na seleção "chegou a outro patamar e estão a ser operadas algumas mudanças".
A nova selecionadora espanhola, Montse Tomé, surpreendeu na segunda-feira ao convocar, para os jogos contra a Suécia e a Suíça, 15 campeãs do mundo e outras jogadoras que tinham pedido para não serem convocadas enquanto não houvesse mudanças na federação de futebol, na sequência do escândalo do beijo forçado do antigo presidente Luis Rubiales à futebolista Jenni Hermoso, durante o Mundial.
Especialista Record Jorge Faustino analisa a arbitragem de Daniele Orsato
Dupla portuguesa tirou culés do atoleiro bem montado pelos dragões... só na primeira meia hora
Médio do FC Porto esteve perto do golo frente ao Barcelona
Satisfeito por ter marcado ao FC Porto, avançado comentou ainda o desempenho do Benfica na Champions
Clube histórico foi relegado para a Taça Sul-Americana na próxima temporada
Antigo jogador do Paris SG diz que o argentino mudou e se está a revelar
'The Times' diz que ideia será discutida na próxima reunião do organismo
Treinador português orienta o Al Gharafa desde outubro do ano passado