Ernesto Valverde apresentado em Camp Nou: «É um desafio apaixonante»

Treinador promete retribuir a confiança que a direção culé depositou em si, ao escolhê-lo como sucessor de Luis Enrique

• Foto: Reuters

Ernesto Valverde, 53 anos, é, a partir desta quinta-feira e nos próximos dois anos, o treinador da equipa principal do Barcelona. Na cerimónia de apresentação, que decorreu em Camp Nou, o ex-técnico do Athletic Bilbao assumiu que este "é um desfio apaixonante" e desejou que "todos" possam "desfrutar" da ligação.

"Este é o desafio mais difícil da minha carreira, mas também o mais bonito. Tenho uma grande confiança", garante o técnico que sente dificuldades em eleger o treinador com que, durante a sua carreira como jogador, mais aprendeu: "Na minha carreira tive grandes treinadores. Cruyff, Irureta, Heynckes, Clemente... Retiras sempre algo de cada um deles."

Visivelmente grato pela possibilidade que lhe é concedida pela direção do clube blaugrana, o antigo futebolista do Barcelona prometeu tentar retribuir. "Cabe-me devolver isto, através dp meu trabalho e da minha forma de fazer as coisas. É uma responsabilidade responder perante tanta gente", acrescentou Valverde, que ouviu Josep María Bartomeu dar-lhe as boas-vindas, mas também exigir-lhe que realize os sonhos dos adeptos do clube. 

"Conta com uma bagagem muito importante. Estamos em Camp Nou, o nosso lugar para sonhar e espero que tornes realidade os sonhos dos 'culés'", referiu o presidente da direção do Barcelona.

Durante a conferência de imprensa, que se prolongou por mais de meia hora, o novo treinador do conjunto blaugrana explicou algumas das ideias que o acompanham nesta chegada a Camp Nou. Designadamente os seus planos para Andrés Iniesta na próxima temporada.

"Considero Iniesta um jogador muito importante para a equipa e para o clube, pode acrescentar muito no terreno de jogo", esclareceu Valverde, que não apostará apenas nos mais experientes. Também os jovens irão ter oportunidades com o novo técnico. "A minha ideia é ter uma relação próxima com a equipa B, ver que jogadores melhoram dia a dia, para poderem subir à primeira equipa", garantiu.

A conferência de imprensa de apresentação do novo técnico não terminou sem que Ernesto Valverde deixasse elogios ao seu antecessor e demonstrasse o desejo de, no fundo, seguir na mesma linha. "Luis Enrique é um treinador de um nível altíssimo, conseguiu grandes feitos aqui. A minha ideia é aprofundar o estilo do Barcelona, dar-lhe mais uma volta", explicou, a terminar, o treinador que, nos próximos dois anos, dirigirá os destino o emblema catalão.

Camp Nou #HolaValverde

A post shared by FC Barcelona (@fcbarcelona) on



(Atualizado às 13h04)

Por João Lopes
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Espanha

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.