Espanhóis preocupados: a seleção não enche estádios

Diário 'Marca' aponta algumas razões para o afastamento dos adeptos

• Foto: Reuters

Longe vão os tempos em que a seleção espanhola fazia esgotar rapidamento os bilhetes dos recintos onde ia atuar. Hoje em dia, é raro o estádio que apresente lotação esgotada num jogo caseiro da seleção espanhola, o que está a causar preocupação no país vizinho.

De facto, apenas três dos últimos 10 encontros de Espanha tiveram lotação esgotada. Ao contrário, os jogos realizados em Granada, Getafe, Logroño, Sevilha, Gijón, Vigo e Oviedo registaram muitas clareiras.

O diário 'Marca' reuniu alguns motivos que podem ajudar a explicar este aparente desinteresse por uma seleção que dominou até recentemente o futebol europeu e mundial. A mais natural prende-se com o rendimento desportivo. Se é verdade que, com Julen Lopetegui aos comandos, a seleção espanhola ainda não perdeu, é indesmentível que as pobres prestações no Campeonato do Mundo do Brasil e no Europeu de França motivam algum descrédito dos adeptos na equipa nacional.

Mas também a renovação da equipa pode afastar seguidores. É que grandes nomes como Xavi, Casillas ou Puyol já não moram na equipa de La Roja. Iniesta, Piqué e Sergio Ramos carregam ainda esse sentimento de um passado recente que deixou muitas saudades entre os adeptos espanhóis.

Outro motivo pelo qual os jogos registam pouca adesão está relacionado com os estádios escolhidos. Na verdade, não são muitos os palcos passíveis de acolher encontros da seleção, seja, por exemplo, por motivos políticos, ou simplesmente porque grande parte dos recintos espanhóis estão ultrapassados e não reúnem as condições necessárias. Assim, a repetição de palcos é praticamente inevitável.

Por fim, o futebol espanhol está muito centrado no duelo entre Real Madrid e Barcelona, uma luta a dois que relega a seleção para segundo plano. É ali que os adeptos têm a cabeça durante a semana, incluindo durante a pausa competitiva para as jornadas das seleções.

Por Luís Miroto Simões
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Espanha

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.