Figo: «Métodos de Cruyff continuam à frente dos de muitos treinadores atuais»

Recorda "experiência fantástica" quando chegou ao Barcelona

• Foto: Paulo Calado

Luís Figo não esquece o ano em que foi orientado por Johan Cruyff no Barcelona. O antigo internacional português não hesita em elogiar o trabalho realizado pelo holandês, que morreu no ano passado.

"A minha experiência foi fantástica. Conheci uma filosofia totalmente nova de treinar, de ver o futebol, de jogar. Foi a minha primeira experiência fora de Portugal e não podia ter começado melhor", frisou Figo ao site da liga espanhola, ao lembrar a temporada 1995/96.

"Infelizmente durou só um ano. Passados 20 anos, os seus métodos continuam à frente de muitos treinadores atuais e isso diz muito do que ele foi", continuou o português.

Ainda a polémica mudança para Madrid

Foi em 2000 que Figo surpreendeu o mundo do futebol aos transferir-se do Barcelona para o rival de Madrid. O português confessa que ainda hesitou, com toda a polémica que se levantou na altura.

"Foi desgastante, com muita pressão. Nalguns momentos pensei que não [devia fazê-lo], mas não era só a parte desportiva e económica, envolvia mais gente. Então há sempre momentos em que duvidas, em que pensas se o vais fazer ou não, mas quando tomas o passo e não dá para voltar atrás", explicou.
Figo deixou ainda um reparo aos então responsáveis do clube de Camp Nou: "No fim de contas, como em todas as profissões, se não estás realmente a sentir-te reconhecido a 100 por cento pelo que fazes - não digo isto pelas pessoas, mas por quem gere um clube e questiona - , quando tens outras ofertas, aceitas mudar. Foi o que se passou".

Por Luís Miroto Simões
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Espanha

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.