Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias. Seguir

Marcar penáltis não é com Messi

Argentino já falhou 13 no Barcelona, contra apenas 5 de Cristiano Ronaldo no Real Madrid…

A carregar o vídeo ...
Messi desperdiça penálti em Manchester

E vão 13. Número do azar, dirão os mais supersticiosos. É o futebol, dirão outros. A verdade é que Lionel Messi leva já 13 penaltis falhados com a camisola do Barcelona, contabilizando todas as competições em que o clube está envolvido. O inglês Joe Hart, do Manchester City, juntou-se a uma lista que começa a ser demasiado larga de guarda-redes que podem gabar-se de já terem parado um remate apontado por Messi da marca dos onze metros. O primeiro a consegui-lo foi Diego López, na época 2007/08, quando envergava a camisola do Villarreal em jogo da Taça do Rei, que o Barcelona acabaria por vencer por 1-0 com um golo de Henry.

Desde que se estreou na equipa principal do Barcelona, Lionel Messi assumiu a responsabilidade de tentar converter 59 penáltis (sem ter em conta os desempates) acabando por transformar 46 e desperdiçar 13. Três dos mais importantes foram na Liga dos Campeões e o mais penalizador de todos aconteceu na meia-final da Liga dos Campeões em 2011/12, a 24 de abril de 2012. O Barça acabou eliminado (derrota fora por 1-0 e empate no Camp Nou por 2-2) e ficará sempre a dúvida: e se Messi tivesse marcado aquele penálti?

Antes, para a mesma Liga dos Campeões, Messi havia falhado um penalti frente ao Panathinaikos, sem consequências de maior, já que os catalães venceram o jogo por 5-1. Em Londres, na passada terça-feira, o falhanço diante do Manchester City também não impediu o triunfo do Barcelona por 2-1.

Nos 13 penáltis falhados, Messi viu dois dos remates saírem diretamente para fora, outros dois serem devolvidos pela barra da baliza e nove defendidos pelos guarda-redes. Além de Diego López e Joe Hart, os outros homens que travaram os penáltis do argentino foram Riesgo (Huelva), Caballero (Benidorm), Tzorvas (Panathinaikos), Diego Reis (Valencia), Javi Varas (Sevilha), Adán (Betis) e Oblak (At. Madrid).

PENÁLTIS DE MESSI
AO SERVIÇO DO BARÇA*

59 cobrados
46 golos
13 falhados (8 defendidos, 2 à trave, 2 para fora)
Eficácia (77,9 %)

 

O curioso é que o pé esquerdo de Messi parece denunciar a maior parte dos seus remates da marca dos onze metros, pois sete das defesas aconteceram a remates para o lado esquerdo dos guarda-redes. Apenas Diego López e Riesgo pararam remates para a sua direita. Os dois remates para fora foram também para a direita dos guarda-redes.

Cristiano Ronaldo

Os números de Cristiano Ronaldo no Real Madrid são bem mais impressionantes. O português tem os mesmos 59 penáltis apontados, sendo 54 transformados e apenas 5 falhados, todos defendidos pelos guarda-redes contrários.

A eficácia de Ronaldo da marca de onze metros é de 91,5% contra apenas 77,9% do seu rival argentino. Curiosamente, Messi tem tantos penáltis marcados ao Real Madrid quanto os que o CR7 tem ao Barcelona – cinco cada qual.

PENÁLTIS DE RONALDO
AO SERVIÇO DO REAL*

59 cobrados
54 golos
5 falhados (todos defendidos)
Eficácia (91,5 %)

 

*Não inclui desempates por grandes penalidades

2
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Espanha

Notícias

Notícias Mais Vistas