O Barcelona voltou a tropeçar, desta vez no campeonato, ao empatar a zero com o Málaga, num jogo em que não pôde contar com Lionel Messi. O avançado argentino ficou de fora devido a uma virose que lhe provoca indisposição e vómitos.
Nas cinco partidas que o Barcelona não venceu esta temporada, Messi apenas esteve em campo os 90 minutos numa delas. Nas restantes, o avançado esteve ausente ou saiu mais cedo, levando a equipa a ressentir-se na sua ausência.
- Barcelona 1 - 2 Alavés (3.ª jornada da liga espanhola)
Após mais uma paragem dos campeonatos para os compromissos das seleções, Luis Enrique decidiu deixar Messi de fora para descansar, juntamente com Luis Suárez e Iniesta, com a frente de ataque entregue a Arda, Alcácer e Neymar.
O técnico catalão acabou por lançar o trio que ficou no banco, mas tarde demais. Messi entrou em campo aos 60', com 1-1 no marcador, três minutos antes do golo da vitória do Alavés (Ibai Goméz).
- Barcelona 1 - 1 At. Madrid (5.ª jornada da liga espanhola)
Messi saiu lesionado aos 59', com 1-0 no marcador favorável aos catalães. Arda entrou para o seu lugar, jogando no ataque com Neymar e Luis Suárez. Dois minutos depois da saída do argentingo, Correa fez o 1-1 final.
- Celta 4 - 3 Barcelona (7.ª jornada da liga espanhola)
Neymar, Suárez e Arda formaram o tridente de ataque, com Messi ainda ausente por lesão. O Barcelona sofreu três golos em pouco mais de 10 minutos (22', 31' e 33'), um deles marcado na própria baliza, e ainda tentou a 'remontada' na segunda parte, mas sem sucesso.
Os golos de Piqué e Neymar, após o descanso, foram insuficientes para evitar a derrota, que deixou o Barcelona ainda mais longe do topo da tabela.
- Manchester City 3 - 1 Barcelona (4.ª jornada da Liga dos Campeões)
Mas o Barcelona com Messi... também perde. O avançado argentino jogou os 90 minutos contra os ingleses, no reencontro com a equipa de Pep Guardiola, depois da vitória por 4-0, mas não conseguiu evitar aquela que foi uma das derrotas mais difíceis da turma blaugrana esta temporada.
- Barcelona 0 - 0 Málaga (12.ª jornada da liga espanhola)
Ausência de última hora Messi, devido a um episódio de vómitos, que deixou o Barcelona sem a figura de proa do ataque, num jogo em que Suárez também não jogou, por castigo. Os catalães dominaram, mas ressentiram-se uma vez mais da ausência do argentino... com Piqué a terminar a partida a jogar como avançado-centro.