O que é que une os quatro candidatos à cadeira de sonho no Barcelona?

Valverde, Eusebio, Koeman e Unzué na lista para render Luis Enrique

Luis Enrique indica o caminho ao adjunto Unzué
• Foto: Reuters

A lista de candidatos a treinador do Barcelona já só contempla quatro nomes. O sucessor de Luis Enrique será Ernesto Valverde (Athletic), Eusebio Sacristán (Real Sociedad), Juan Carlos Unzué (adjunto do Barça) ou Ronald Koeman (Everton). Um dos pontos em comum é o facto de terem feito parte do plantel culé em 1989/90, sob a direção técnica do mago Johan Cruyff. Aloísio, antigo central do FC Porto, é outro dos elementos desse grupo... que só conquistou a Taça do Rei. Convidado por Record a analisar este dossiê, o brasileiro, de 53 anos, assegura que o clube blaugrana sairá a ganhar qualquer que seja a decisão. "Eles passaram todos por aquela casa e isso é uma vantagem. Também são todos competentes! O Barcelona ficará bem servido!", afirma.

A decisão será tomada, adianta o ‘Mundo Deportivo’, em finais de abril, ou seja, após a eliminatória com a Juventus (Champions) e a visita ao Real Madrid (Liga). Porém, a direção do Barcelona só a tornará pública quando a época terminar. Preferido nas sondagens realizadas aos adeptos, Unzué dará um passo de gigante em direção à ‘cadeira de sonho’ se a equipa ultrapassar com distinção os exames a que será submetida. Caso contrário, a aposta deverá passar por um dos outros três candidatos, sendo Valverde aquele que reúne algum favoritismo. 

Veredicto de Aloísio

Valverde - "É um homem de convicções, tem uma personalidade forte. O seu trabalho no Athletic é bom, mas falta-lhe passar por um clube que lhe permita conquistar troféus importantes. Pode ser que aconteça agora!"

Eusebio - "A sua trajetória é interessante [adjunto do Barça e treinador da equipa B]. Coloca as equipas a jogar um futebol bonito e objetivo. Nota-se que assimilou conceitos de Cruyff. Tem valor para dar o salto!"

Koeman - "Tem enorme experiência internacional, fruto das passagens pela Holanda, Portugal, Espanha e Inglaterra. Isso joga a seu favor! A sua metodologia encaixa bem na forma como o Barça joga. É uma aposta acertada!"

Unzué - "Quase não tem experiência como técnico principal, mas é muito ativo no banco, uma vez que Luis Enrique lhe dá essa liberdade. O Barça gosta de apostar em jovens, veja-se o caso de Guardiola, e ele encaixa nesse perfil. Já faz parte da casa e seria bem aceite por jogadores e adeptos."

Por Nuno Pombo
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Espanha

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.