Transferências de menores levam FIFA a multar a Federação espanhola

Imposta coima de 200 mil euros

• Foto: EPA

O Comité Disciplinar da FIFA impôs esta terça-feira uma multa de 220 mil francos suíços (cerca de 203.330 euros) à Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), por infringir a regra de transferências de jogadores estrangeiros menores de 18 anos.

Em comunicado, o comité garante ter constatado que a RFEF "violou várias disposições relativas a contratações e à primeira inscrição de futebolistas estrangeiros menores de idade" e "outras relativas à inscrição e participação de alguns jogadores em determinadas competições".

Além da multa, o comité concedeu à RFEF um período de seis meses para modificar a sua regulamentação sobre o estatuto de transferência de jogadores.

A FIFA explica que a decisão fundamentou-se em elementos específicos que foram investigados pelo sistema de transferências da FIFA e, posteriormente, pelo comité disciplinar da FIFA, que abriu o processo disciplinar.

"A investigação centrou-se em futebolistas menores que participaram em competições pelo Atlético Madrid, entre 2007 e 2014, e pelo Real Madrid, entre 2005 e 2014", informou a FIFA.

Em abril de 2014, a FIFA proibiu o Barcelona de inscrever novos jogadores, devido a infrações "graves" das regras no processo de contratação de 10 jogadores menores.

A FIFA multou o clube em 450 mil francos suíços (perto de 360 mil euros) e deu o prazo de 90 dias ao campeão espanhol para "regularizar a situação de todos os menores envolvidos", que representaram o clube catalão entre 2009 e 2013.

O Barcelona recorreu da decisão para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), que manteve o castigo que vigorou até janeiro de 2016, depois de considerar que o clube "violou as regras de proteção de menores e de registo de menores nas academias de futebol".

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Espanha

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.