Avançado festejou o 150.º golo pelo Athletic Bilbao na vitória sobre o Girona
Ao vencer este domingo o recém-promovido Girona (2-0), o Athletic Bilbao manteve-se como uma das equipas ainda sem derrotas na Liga espanhola, subindo mesmo ao 4.º posto da classificação. E a grande figura da partida voltou a ser o veterano Aritz Aduriz, de 36 anos, que festejou o golo 150 pela turma basca em jogos oficiais.
A cumprir a 10.ª época na equipa principal do Athletic, o internacional espanhol sentenciou o encontro aos 53' - Iker Muniain tinha inaugurado o marcador aos 25' - e tornou-se no nono jogador a chegar aos 150 remates certeiros pelo clube. Aduriz está agora a dois de Gainza (152), o 8.º desta lista, mas muito longe de Telmo Zarra, melhor marcador da história do conjunto basco, com 335.
O goleador de 36 anos continua a demonstrar capacidades para se manter ao mais alto nível mais algum tempo, depois de se ter estreado como sénior na já longínqua época de 1999/2000, então ao serviço do Aurrera de Vitoria, na 2.ª Divisão B espanhola. No verão seguinte assinaria pelo Athletic, começando por se destacar na equipa B, antes de se estrear na formação principal precisamente a 11 de setembro de 2002, faz amanhã 15 anos, pela mão do técnico Jupp Heynckes, num jogo da Taça do Rei.
Ainda assim, a sua afirmação no Athletic Bilbao não foi fácil. Passou por Burgos e Valladolid antes de regressar em 2005/06, ficando depois três épocas antes de nova saída para se destacar ao serviço de Maiorca e Valencia. O definitivo regresso a San Mamés surgiria em 2012, tornando-se desde então peça-chave da equipa, somando a 13.ª época seguida a marcar na principal divisão espanhola. E se contarmos os escalões secundários, Aduriz marcou pelo menos quatro golos em cada uma das suas 19 épocas como sénior - em 2017/18 já leva cinco disparos certeiros (dois na Liga e três na Liga Europa).
O próprio técnico José Ángel Ziganda assumiu estar impressionado com o veterano goleador, que já marcara diante do Eibar, na ronda anterior, apesar dos problemas físicos que têm afetado Aduriz. "Nem sabia se o poderia utilizar ou não. No final, decidi colocá-lo a titular e até quando pudesse, mas depois ele já não queria sair do campo", referiu o treinador do Athletic após o triunfo sobre o Girona.
Merengues voltam a reduzir distâncias para o Barcelona para os 4 pontos
Técnico treinou o capitão do Barcelona quando chegou a Portugal para representar o V. Guimarães
José Pacheta diz ter recebido insultos por parte dos adeptos do Sporting Gijón
Sergio Francisco, de 46 anos, deixa o clube na 15.ª posição da tabela
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo