A Liga espanhola anunciou esta segunda-feira a abertura de uma investigação após novos comentários de teor racista contra o avançado brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, durante o jogo de domingo com o Maiorca.
"Mais uma vez, foram proferidos insultos racistas intoleráveis contra o jogador Vinícius Júnior, do Real Madrid", referiu a liga em comunicado, garantindo que está a trabalhar com o Maiorca, que recebeu e venceu os merengues por 1-0, "para identificar os responsáveis de forma a tomar medidas legais".
A LaLiga criou um endereço de email (StopRacismo@laliga.es) através do qual os espectadores podem partilhar informações que permitam identificar os responsáveis dos insultos proferidos no domingo contra o jogador.
Em imagens do jogo de domingo difundidas pelo canal espanhol DAZN são audíveis insultos ao jogador brasileiro, que é chamado de macaco.
Nos últimos meses, Vinícius, de 22 anos, tem sido alvo de vários insultos racistas, e no final de janeiro o jogador foi o protagonista de um episódio que levou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a enviar uma carta às entidades que regem o futebol (FIFA, UEFA e CONMEBOL), medidas concretas para punir os comportamentos racistas e aumentar a consciencialização sobre o tema.
Em 26 de janeiro, um boneco com a camisola do jogador foi 'enforcado' numa ponte de Madrid antes do clássico contra o Atlético, nos quartos de final da Taça de Espanha, que os 'merengues' venceram por 3-1.
O Atlético Madrid e a Liga espanhola condenaram os atos de ódio e intimidação contra o futebolista brasileiro, e pediram às autoridades que investigassem o caso.
Avançado do Al Ittihad analisou o momento dos merengues
Internacional francês de 23 anos tem brilhado forte no Bayern
Merengues voltaram a perder em casa e só ganharam dois dos últimos oito encontros
Rodrygo abriu o ativo, mas O'Reilly e Haaland completaram a reviravolta da equipa inglesa
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana