As qualidades futebolísticas de Cristiano Ronaldo há muito que são sobejamente conhecidas. No entanto, dedicação e capacidade física são outros atributos do craque do Real Madrid, que ao longo das últimas temporadas vem atuando jogos consecutivos sempre ao mais alto nível, sem mazelas de grande expressão ou quebras de rendimento significativas. Uma vez mais, apesar de uma lesão no joelho esquerdo, CR7 não quer parar.
Esta época, o extremo merengue vem atingindo números simplesmente avassaladores. Apesar de já ter falhado sete encontros (a esmagadora maioria devido a castigo, ressalve-se), Ronaldo cumpriu até ao momento 39 partidas, sempre como titular, e atuou todo o tempo em 36! Uma regularidade deveras impressionante, tendo em conta que se trata de um futebolista mais ofensivo e alvo de marcações impiedosas. A juntar à capacidade competitiva está uma cadência goleadora ímpar, comprovada pelos 43 tiros certeiros até ao momento.
Sempre opção
Já com o último terço da temporada em andamento, Cristiano Ronaldo apenas ficou de fora por motivos disciplinares ou físicos. Ou seja, estando disponível, Carlo Ancelotti nunca abdicou do português. Trata-se de uma situação que apenas ocorreu na época de estreia de CR7 no Real, quando também só ficou de fora por estar castigado ou lesionado.
Falando de impedimentos físicos, 2009/10 foi a temporada em que Ronaldo falhou mais encontros, precisamente devido à lesão mais grave que já contraiu desde que representa a turma blanca. No total, foram 10 encontros em que esteve ausente devido a uma entorse no tornozelo direito.
Desde o verão de 2009 até hoje, o Real já realizou 272 jogos e Ronaldo apenas falhou 34. Desse lote, precisamente metade deveu-se a problemas físicos, tendo depois ficado nove vezes de fora por opção e oito por castigo. Assim sendo, desde que representa o Real, o craque português já efetuou 238 encontros pelos merengues, num total de 18.871 minutos (média de 79 minutos por jogo), correspondentes a 13 dias seguidos a jogar futebol, num cenário obviamente absurdo...
REAL MADRID SEM RONALDO
*) jogos seguidos de fora
Balanço:
Lesão: 17
Técnico: 9
Castigo: 8
Merengues mantêm registo 100% vitorioso na La Liga
Apesar do erro assumido na expulsão do defesa, o castigo mantém-se e até Xabi Alonso criticou a decisão
Técnico do Real Madrid foi orientado pelo 'Special One' e defrontará o Benfica, na Luz, em janeiro
Responsável de performance do Real Madrid elogia croata
Vitinha entre os principais candidatos ao troféu, numa lista onde surgem ainda João Neves e Nuno Mendes; época no Sporting valeu a Gyökeres um lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris
Lateral Stefan Lainer aborda momento atual da equipa, que vem de um empate e duas derrotas
Na antevisão do jogo com o Chelsea
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
A expulsão aos 22', com vermelho direto, do médio Diabate, permitiu ao Sturm Graz partir para um triunfo tranquilo
Equipa em inferioridade numérica desde os 22 minutos, face à expulsão de Simão Martins