Ronaldo já 'ganhou' a Bola de Ouro 2017? O que dizem as edições anteriores

Ontem, os adeptos e o craque do Real já cantavam por novo título de melhor do Mundo. Com razões para tal?

• Foto: Reuters

Novo brilharete na final da Liga dos Campeões e a conquista da competição pela quarta vez na carreira - a que juntou o campeonato espanhol - colocaram Cristiano Ronaldo novamente na rampa de lançamento para mais uma distinção como melhor jogador do Mundo. Ontem, aliás, no Santiago Bernabéu adeptos e craque do Real Madrid cantaram "Cristiano Bola de Ouro", já perspetivando a conquista do troféu pela quinta vez, depois de mais uma grande época a nível individual e coletivo. 

Cristiano Ronaldo: uma lenda goleadora
Mas será mesmo uma 'garantia'? Olhando para os exemplos desde que Ronaldo e Messi dominam o futebol mundial - a partir de 2008, um ou o outro foi sempre eleito melhor do Mundo, para a France Football ou para a FIFA, ou então em conjunto, quando o prémio foi unificado - o que tem feito a diferença quando ambos se equivalem em golos por jogo, o que acontece com frequência, são os títulos coletivos. Portanto, CR7 tem razões para sorrir se as avaliações do passado se voltarem a repetir (Recorde-se que a Bola de Ouro, depois da 'separação' da FIFA, será atribuída pela France Football com os votos dos jornalistas).

As exceções ocorreram em 2012 e 2013. No primeiro caso, Cristiano Ronaldo foi campeão espanhol e conquistou a Supertaça Europeia, ao passo que Messi logrou apenas a Taça do Rei. Porém, o argentino foi eleito o melhor do Mundo depois de marcar 91 golos num ano civil mágico. Já em 2013 La Pulga conseguiu dois troféus pelo Barcelona e até marcou mais cinco golos que Ronaldo. Porém, o português, mesmo sem qualquer título pelo Real Madrid, assinou uma reta final tremenda, nomeadamente no playoff de apuramento para o Mundial'2014, com o hat trick à Suécia que entrou para a história recente do futebol, pela exuberância do feito. Acabou por prevalecer o feito mais recente de CR7.

Cristiano Ronaldo promete não ficar por aqui nos títulos de 2017
Já em 2016, um novo fator entrou em jogo. Se Ronaldo ganhou as competições internacionais (Champions e Mundial de Clubes), Messi limpou tudo a nível interno. Por clubes, o português acabou por marcar mais 10 golos que o argentino nessa temporada de 2015/16 mas o que terá feito feito a diferença foi o Euro'2016. Portugal sagrou-se campeão europeu em França e um troféu por seleções, um dado inédito nesta luta peculiar, foi fundamental.

FIFA entrega prémio... já em outubro

A presente análise baseou-se somente na Bola de Ouro, entregue individualmente pela 'France Football' em 2008 e 2009 e em conjunto com a FIFA entre 2010 e 2015. Porém, este ano trará mais uma nuance às distinções de melhor do Mundo. Para além de existirem novamente dois troféus, a FIFA dará o seu logo a 23 de outubro, o que significa que o galardão passará a ser atribuído tendo por base a temporada 2016/17 e não o ano civil.


O QUE FIZERAM OS CRAQUES POR ÉPOCA DESDE QUE DOMINAM O FUTEBOL?







































Nota: Os jogos e golos por clubes são referentes à temporada, ao passo que nas seleções são referentes ao ano civil.

*Ainda não terminou

Por João Socorro Viegas
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Real Madrid

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.