Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Ex-Benfica elogia a maturidade do jovem ex-River Plate, recém-chegado ao gigante espanhol
Numa entrevista concedida ao jornal espanhol Sport, o ex-Benfica Javier Saviola, um dos nomes mais respeitados da história recente do futebol argentino, traça um horizonte promissor e cheio de conquistas para Franco Mastantuono, jovem talento de apenas 17 anos contratado recentemente pelo Real Madrid, numa transferência a rondar os 45 milhões de euros. Conhecedor profundo da cultura do River Plate, onde Mastantuono se destacou, o antigo avançado acredita que o médio ofensivo está talhado para os grandes palcos.
“É um jogador distinto”, afirma, destacando a qualidade técnica e a personalidade precoce e fora do comum do jovem. Oriundo de uma das escolas mais exigentes da América do Sul, que Saviola apelida de “La Masia de River”, Franco mostrou desde cedo uma maturidade invulgar. “Não podíamos acreditar ao vê-lo carregar às costas uma equipa como o River com apenas 16 anos”, recorda Saviola.
Para o novo desafio no Santiago Bernabéu, o antigo internacional argentino reconhece que haverá um período de adaptação ao ritmo europeu, mais veloz e intenso, mas mantém-se confiante na prestação do prodígio argentino: “Vai precisar de tempo, sim, mas vai crescer rápido. É um jogador inteligente e está rodeado dos melhores. Xabi Alonso (novo treinador do Real Madrid) saberá geri-lo e potenciar as suas virtudes”, realçou.
Além da técnica, é a cabeça bem estruturada que mais impressiona. Franco revela, segundo Saviola, uma postura exemplar dentro e fora do campo. “Sempre profissional e humilde", sendo essa uma das principais bases para ter sucesso num clube como o Real. "A pressão da camisola do Real Madrid não o vai afetar, porque ele já viveu isso no River, que é uma autêntica panela de pressão”, afirmou o antigo internacional, que representou a Argentina em 40 ocasiões.
No plano tático, Mastantuono tem jogado preferencialmente na ala direita, mas com liberdade para criar. Apesar de não ser um velocista, destaca-se pela habilidade, visão de jogo e controlo de tempo: “Lembra-me James Rodríguez e D’Alessandro, pensa antes, é habilidoso”, explica.
A recente chamada à seleção argentina é vista como um reconhecimento natural, mas Saviola sublinha a importância de render no clube: “Só com rendimento constante no Real poderá afirmar-se na albiceleste, que vive um momento de transição com talentos muito maduros a emergir”, frisou, lembrando outros internacionais em final de carreira, como os casos de Messi e dos dois futebolistas do Benfica, Angel Di María (que já deixou a seleção) e Otamendi.
A fechar, o ex-Benfica fez questão de realçar também o trabalho feito noutra casa que conhece bem, neste caso o Barcelona, elogiando o impacto dos jovens da La Masia, sobretudo Lamine Yamal: “É incrível o que ele fez com 17 anos. Já joga como um veterano. Vai marcar uma época, tal como Franco pode muito bem marcar a sua”.
Recorde-se que Saviola representou o Benfica durante 3 temporadas (2009/2010 até 2011/2012), onde foi figura de proa, apontando ao serviço dos encarnados 39 golos. O argentino teve ainda passagens relevantes em clubes como o River Plate, onde fez a formação, Barcelona e Real Madrid.
Antigo internacional espanhol assume que era "sempre especial" medir forças com a dupla de centrais do Real Madrid
'Brilharete' frente ao Man. City terá apanhado de surpresa os responsáveis dos merengues, que pensam numa oportunidade em definitivo
Português foi treinador de guarda-redes do clube entre 2010 e 2013
Selecionador alemão sai em defesa do central merengue
Recordista em partidas e golos marcados pelo Gana em Campeonatos do Mundo, o ex-avançado esteve à conversa com Record nos EUA para lembrar o passado com Portugal e fazer um lançamento do Mundial deste ano
Conheça a vida desportiva do ator que morreu aos 86 anos
Maria Valdés foi entrevistada por Record nos EUA, durante o evento 'Celebração das 11 Nações', que decorreu na última quinta-feira em Brooklyn
Melhor registo anterior era de 2010/11, temporada em que FC Porto e Sp. Braga jogaram a final da Liga Europa