Clube terá de pagar 27 mil euros e encerrar parcialmente uma das bancadas do Mestalla por 3 jogos
O Comité de Recurso da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) reduziu de cinco para três jogos a sanção de encerramento parcial de uma bancada do estádio do Valencia, motivada pelos insultos racistas ao jogador brasileiro Vinícius Júnior.
O órgão federativo deu na quinta-feira provimento parcial ao recurso do Valência, reduzindo também o valor da multa, de 45.000 para 27.000 euros, mas rejeitou o pedido do clube para suspender cautelarmente a sanção imposta pelo Comité de Competição da RFEF na terça-feira.
Relacionadas
O Valencia foi punido com o encerramento parcial de uma bancada do Estádio Mestalla, na sequência de insultos racistas dirigidos a Vinícius Júnior, avançado do Real Madrid, no domingo, durante um jogo da 35.ª jornada da Liga espanhola, que chegou a estar interrompido e terminou com a vitória da equipa anfitriã, por 1-0.
A justiça federativa decidiu ordenar o fecho da bancada Kempes, de onde terão saído grande parte dos insultos, entre os quais o único relatado no relatório do árbitro, que refere que, aos 73 minutos, um adepto chamou "macaco" a Vinícius Júnior.
O Comité de Competição considerou que, tendo em conta as provas apresentadas, os insultos começaram ainda no exterior do estádio, no momento da chegada do Real Madrid, continuando no interior, com o organismo a salientar que, entre outros, ouviu-se "um grito generalizado nas bancadas" a chamar "macaco" ao brasileiro perto do final do encontro.
"Este Comité considera que ficou provado que, apesar dos esforços que vem fazendo o clube, este não foi suficientemente expedito na implementação efetiva de todas as medidas necessárias para erradicar este tipo de comportamentos", justificou.
Na quarta-feira, o Valencia denunciou que os fundamentos de direito utilizados pelo órgão disciplinar da RFEF para sancionar o clube no qual alinham os jogadores portugueses Thierry Correia e André Almeida contradizem as versões da Polícia Nacional e da Liga de clubes, sem especificar de que forma.
Lyuboslav Penev, mais conhecido como Lubo, continua à espera de um tratamento que poderá custar 300 mil euros
Merengues cada vez mais líderes no campeonato espanhol
Médio português chegou ao emblema espanhol em 2022
Os bascos, adversários dos leões na fase de liga da Champions, foram este sábado derrotados em Valência
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam