O Lens, na receção ao Auxerre (1-0), e o Marselha, em casa com o Lorient (3-1), venceram este sábado na 19.ª jornada da Ligue 1 e aproximaram-se do líder Paris Saint-Germain, que só joga domingo.
Depois de um empate em Estrasburgo (2-2), a surpresa Lens, com David da Costa titular, venceu graças a um penálti do polaco Frankowski, aos 59 minutos, voltando às vitórias e somando o nono jogo sem perder.
Deixando o Auxerre no 19.º e penúltimo lugar, os segundos classificados chegaram aos 44 pontos, a três do líder e campeão em título PSG, que no domingo tem uma visita complicada a casa do quarto posicionado, o Rennes.
Com 42 está agora o Marselha, que jogou sem o suspenso Nuno Tavares, mas derrotou em casa o Lorient, que até começou a vencer graças a um tento de Moffi, aos 29 minutos. O bósnio Kolasinac empatou aos 38', com o chileno Alexis Sánchez (53') e Veretout (59') a operarem a reviravolta, deixando os marselheses em terceiro, a cinco do líder, enquanto o Lorient é sexto, com 32.
Com o eterno capitão Anthony Lopes na baliza, o Lyon prosseguiu o campeonato irregular sob o comando de Laurent Blanc, desta feita ao perder em casa por 2-1 com o aflito Estrasburgo, que saiu da zona de despromoção com o primeiro triunfo na casa deste adversário desde 1979. O jogo ficou decidido na primeira parte, com um grande golo de Aholou (29'), seguido de um lance caricato que dá o 2-0 a Diallo (32'), com Lacazette a reduzir, de penálti, aos 45'+1. No segundo tempo, o cerco da equipa da casa não chegou para inverter o resultado.
Se os forasteiros subiram a 16.º, com 15 pontos, agora acima da linha de água, os visitados podem vir a perder o oitavo posto que atualmente ocupam, com 25, e ficar mais longe dos lugares de acesso às competições europeias.
No domingo, e além do Rennes-PSG, o Lille, treinado pelo português Paulo Fonseca, recebe o Troyes, pelas 12:00 de Lisboa, procurando vencer após dois empates seguidos.
Por LusaSem jogar pelo clube desde agosto, francês está de volta, mas João Neves segue de fora
Inglês marcou quatro diante do Le Havre mas italiano pretende ver melhorias
Franceses vão chegar a Lisboa moralizados pelas cinco vitórias consecutivas e subida à liderança isolada da Ligue 1
Encontro da fase de liga da Champions realiza-se na próxima quarta-feira
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
A vitória diante do Gotemburgo garantiu o título à equipa da pequena vila de Hällevik
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional