_
1/2
O Rennes contratou Franck Haise como novo treinador esta quarta-feira, após a saída de Habib Beye.
Haise assinou um contrato até 2027, informou o clube francês em comunicado. A tarefa imediata de Haise é conduzir o Rennes, sexto classificado, ao quarto lugar e a um posto nas fases de qualificação para a Liga dos Campeões.
O Rennes está a seis pontos do quarto classificado, o Marselha, quando faltam 12 jogos para o fim do campeonato. Haise era treinador do Nice no início da época, mas foi demitido em dezembro, na sequência de uma má campanha e de tensões com os adeptos.
Os seus assistentes no Nice, Johann Ramaré e Lilian Nalis, vão juntar-se a ele no Rennes, que venceu o Paris Saint-Germain por 3-1 na passada sexta-feira.
Haise, de 54 anos, regressa ao Rennes, onde iniciou a sua carreira de treinador como responsável pelas camadas jovens do clube entre 2006 e 2012.
Haise teve um bom período como treinador do Lens entre 2020 e 24, conduzindo a equipa ao segundo lugar, atrás do PSG, em 2023, e qualificando o clube do norte para a Liga dos Campeões.
Nessa época, o Lens ficou apenas a um ponto do PSG e Haise foi elogiado pela sua astúcia tática.
Descontrair com vinho
Haise é um grande colecionador de vinhos e ganhou a alcunha de "O Enólogo" entre os seus amigos.
Uma vez descreveu como a sua devoção ao vinho era a sua forma de escapar às pressões da gestão de topo. "Quando leio a crítica francesa de vinhos, quando vejo um programa de televisão sobre vinhos ou quando participo numa prova, são os raros momentos em que não estou a pensar em futebol", disse Haise numa entrevista ao jornal Ouest-France em 2023.
"Quando estou no universo do vinho, a minha mente não está ocupada com outras coisas. É o meu escape". O Rennes desloca-se no domingo ao terreno do Auxerre.
O Haise é um bom lugar para isso, pois está situado na parte norte da região vinícola da Borgonha, que produz o famoso vinho branco Chablis.
Autor: JEROME PUGMIRE. Associated Press.
Ocupa lugar deixado vago por Habib Beye
Vitinha falhou penálti; Nuno Mendes e João Neves também foram titulares
Mais um capítulo da temporada louca do clube francês
Treinador refere que há "sempre muito ruído à volta do PSG"
Adidas lançou novos equipamentos para 2026 à imagem do maior nome da música reggae
Benfica perdeu com o Real Madrid em Lisboa e país não consegue marcar qualquer ponto neste arranque dos playoff
Dono do Olympiacos e acionista maioritário do Rio Ave diz que queria "fortalecer" o emblema grego
Avançado do Galatasaray recorda saída do clube italiano e reconhece que continua muito magoado