O Marselha venceu este domingo em Reims, por 2-1, a fechar a 28.ª jornada da 1ª Liga francesa de futebol, e reduziu para sete pontos o atraso pontual para o líder Paris Saint-Germain, que hoje foi derrotado pelo Rennes.
O Reims, que não perdia há 19 jogos, adiantou-se no marcador aos 13 minutos, pelo avançado inglês Folarin Balogun, de 21 anos, mas a reação do Marselha foi imediata e, aos 16, o veterano avançado chileno Aléxis Sánchez repôs a igualdade, ele que se tornaria na principal figura do jogo, ao marcar também o segundo golo, aos 29.
O internacional sub-21 português Nuno Tavares não só foi titular na equipa do Marselha, como jogou os 90 minutos, enquanto o seu compatriota e colega de seleção Vitinha não chegou a sair do banco.
O Paris Saint-Germain continua líder destacado, com 66 pontos, mas viu a sua vantagem reduzir-se para sete pontos, sobre o segundo classificado, o Marselha, com 59, seguido do Lens, terceiro, com 57, e do Monaco, quarto, com 54.
Essa aproximação pontual do Marselha ao PSG ficou a dever-se à derrota caseira da equipa parisiense, hoje, frente ao Rennes, jogo decidido no espaço de três minutos, aos 45 e 48, a fechar a primeira e a abrir a segunda, com os golos do avançado camaronês Karl Toko-Ekambi e do seu colega do ataque Arnaud Kalimuendo, a proporcionarem a surpresa da jornada.
Sem tirar mérito ao Rennes, a verdade é que o PSG surgiu muito desfalcado na defesa, face às lesões do lateral direito Hakimi, e dos centrais Kimpempe, Sérgio Ramos e Marquinhos, que obrigaram o técnico Christophe Galtier a improvisar, ao colocar o lateral esquerdo espanhol Juan Bernat como central do lado esquerdo e o jovem de 17 anos El Chadail Bitshiabu no eixo da defesa, ao lado do internacional português Danilo Pereira.
Além do central ex-FC Porto, mais dois internacionais lusos alinharam durante os 90 minutos, Nuno Mendes e Vitinha, mas houve ainda a registar a entrada de Renato Sanches, recentemente regressado à competição após longa ausência por lesão, a render Juan Bernat, aos 56.
Nos restantes jogos de hoje, o Monaco bateu o AC Ajaccio por 2-0, na condição de visitante, o Montpellier, com o central luso Pedro Mendes no banco, de onde não chegou a sair, recebeu e venceu o Clermont por 2-1, enquanto o Nice cedeu um empate caseiro a um golo frente ao Lorient e o Estrasburgo derrotou em casa o Auxerre por 2-0.
Finalmente, no empate a dois golos na partida Troyes-Brest, destaque para a exibição do internacional luso Rony Lopes, autor do segundo golo da equipa da casa, que contou ainda com o contributo de outro português, Abdu Conte, tendo ambos jogado os 90 minutos.
Por LusaSem jogar pelo clube desde agosto, francês está de volta, mas João Neves segue de fora
Inglês marcou quatro diante do Le Havre mas italiano pretende ver melhorias
Franceses vão chegar a Lisboa moralizados pelas cinco vitórias consecutivas e subida à liderança isolada da Ligue 1
Encontro da fase de liga da Champions realiza-se na próxima quarta-feira
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
A vitória diante do Gotemburgo garantiu o título à equipa da pequena vila de Hällevik
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional