O Monaco e o Brest venceram este domingo o Estrasburgo (3-0) e o recém-promovido Le Havre (2-1), respetivamente, e assumiram a liderança do campeonato francês, com duas vitórias em dois jogos.
A equipa monegasca, que na ronda inaugural venceu em casa do Clermont (4-2), voltou a demonstrar apetência goleadora e derrotou por 3-0 o Estrasburgo, com golos do japonês Takumi Minamino, aos 20 e 36 minutos, e Ben Yedder, aos 58.
O Monaco ascendeu à condição de líder, com seis pontos, em igualdade com o Brest, do português Mathias Pereira Lage, que venceu por 2-1 em casa do Le Havre, com golos de Romani Castillo, aos 28 minutos, e Lilian Brassier, aos 56.
O russo Daler Kuzyaev foi o marcador do único golo do Le Havre, aos 52 minutos, que vinha de um empate 2-2 na primeira jornada em casa do Montpellier, que no sábado arrancou um triunfo concludente por 4-1 na deslocação a Lyon.
O Rennes empatou 1-1 em casa do Lens, do português David Pereira da Costa, e falhou a oportunidade de ascender à liderança. O Lens adiantou-se pelo colombiano Deiver Machado, aos três minutos, e Benjamin Bourigeaud empatou para o Rennes aos 58, de penálti.
O Lille, orientado pelo treinador português Paulo Fonseca, alcançou a primeira vitória no campeonato com um triunfo por 2-0 na receção ao Nantes, que somou o segundo jogo sem pontuar, após a derrota na ronda inaugural frente ao Toulouse (2-1).
Com o lateral luso Tiago Santos (ex-Estoril) a titular no lado direito da defesa e Ivan Cavaleiro a entrar aos 71 minutos, o Lille 'desenhou' a vitória com golos de Jonathan David, aos 66 minutos, e Ounas, já nos descontos, aos 90+4.
O Lille, quinto classificado na última época, que se tinha estreado em 2023/24 com um empate na visita ao Nice (1-1), passou a integrar um grupo formado por cinco equipas com quatro pontos, a dois dos líderes.
O Reims alcançou frente ao Clermont, com um triunfo em casa por 2-0, a primeira vitória na época de 2023/24 na liga gaulesa, com golos de Marshall Munetsi (1-0), aos 17 minutos, e Mohamed Daramy (2-0), aos 84, após sair do banco aos 61.
O Clermont somou a segunda derrota e segue na 17.ª e penúltima posição, ainda sem somar qualquer ponto, tal como o Nantes (16.º) e o Lyon (18.º).
Lorient e Nice empataram a 1-1, repetindo o resultado que alcançaram na primeira jornada. O Nice chegou à vantagem por Evann Guessand, aos 64 minutos, mas o Lorient empatou por Siriné Doucouré, aos 77, seis minutos após ter saído do banco.
Nice (10.º) e Lorient (12.º) integram um trio de equipas com dois pontos, que inclui o campeão francês Paris Saint-Germain (11.º), que voltou a empatar no sábado em casa do Toulouse (1-1).
Por LusaSem jogar pelo clube desde agosto, francês está de volta, mas João Neves segue de fora
Inglês marcou quatro diante do Le Havre mas italiano pretende ver melhorias
Franceses vão chegar a Lisboa moralizados pelas cinco vitórias consecutivas e subida à liderança isolada da Ligue 1
Encontro da fase de liga da Champions realiza-se na próxima quarta-feira
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
A vitória diante do Gotemburgo garantiu o título à equipa da pequena vila de Hällevik
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional