Jardim festeja os 100

Técnico português atinge centena de jogos pelo Monaco no domingo frente ao... campeão PSG

Leonardo Jardim cumpre no domingo, em pleno Parque dos Príncipes, em Paris, o 100º jogo ao comando do Monaco. E se a partida vai servir de festa para o já campeão Paris Saint-Germain, também não pode deixar de ser um motivo de orgulho para o treinador português, de 41 anos. A equipa do Principado luta por segurar o 2º lugar que lhe permita regressar à Liga dos Campeões, onde já brilhou na época passada sob o comando do madeirense, quando eliminou o Arsenal de Arsène Wenger nos oitavos-de-final e obrigou a vice-campeã europeia Juventus a esforços redobrados para atingir as ‘meias’.

Jardim chega aos 100 mas tenta fugir a um pelotão de perseguidores do segundo lugar de acesso direto à Champions. O Monaco tem 5 pontos de avanço para o Nice (3º) mas entre este e o St. Étienne (8.º) está outra mão-cheia de pontos. O técnico ainda não ganhou títulos no Principado – o mais perto que esteve foi nas ‘meias’ da Taça da Liga em 2014/15, vacilando nos penáltis frente ao Bastia – mas já projetou vários jovens, entre os quais, Bernardo Silva, Martial – rendeu 70 milhões de euros com a transferência para o Man. United – ou Ferreira-Carrasco, que saiu para o At. Madrid por 18 milhões.

Sofrer, crescer e consolidar

Olhando para trás, o percurso de Jardim não foi fácil. Chegou, viu o clube trocar-lhe as voltas com as vendas de James e Falcão e só tinha um triunfo à 5ª jornada de 2014/15. Foi bastante criticado mas sobreviveu à tempestade e acabou a época a ouvir elogios. Esta não tem sido tão positiva, mas Jardim promete não abrandar na ambição.

OPINIÃO - Pedro Pauleta

"Um trabalho extraordinário"

"O Leonardo tem feito um trabalho excelente no Monaco. Teve o azar de apanhar o melhor PSG da história como rival e todos sabemos que ele viu a meta do clube mudar depois de chegar. Mas conseguiu ir buscar jovens de grande potencial e construiu uma equipa competente e capaz de responder às exigências por ele definidas. É um trabalho extraordinário e desejo que continue com a humildade e qualidade dele para garantir o 2.º lugar e nova presença na Champions."

Por Hugo Neves
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de França

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.