Rui Almeida: «Bastia é um desafio que não podia recusar»
Com a chegada de Rui Almeida ao Bastia eleva-se para três o número de treinadores portugueses à frente de equipas na principal liga francesa
Seguir Autor:
Rui Almeida é o novo treinador do Bastia, atual 19º classificado da liga francesa, tendo rendido no cargo o francês François Cicolini, despedido na sequência dos maus resultados que colocaram a equipa em risco de descida de divisão. Almeida, de 47 anos, estava desempregado desde que deixou o Red Star, da segunda liga francesa, em dezembro passado.
A estreia de Rui Almeida no comando do Bastia será já quarta-feira, frente ao Nantes, de Sérgio Conceição, encontro em atraso da jornada 24. Almeida orientou segunda-feira o primeiro treino da nova equipa, onde terá como adjunto o português Gabriel Santos.
Relacionadas
"Chegamos para ajudar o Bastia a atingir o objetivo de ficar na 1ª Divisão", disse Rui Almeida a Record. "Julgo que a primeira época no Red Star foi boa e agora surgiu este desafio. Achei que era o momento certo e fiquei feliz com o convite do Bastia", acrescentou.
Com a chegada de Rui Almeida ao Bastia eleva-se para três o número de treinadores portugueses à frente de equipas na principal liga francesa: Leonardo Jardim comanda o Monaco, líder da prova, e Sérgio Conceição conduz o Nantes, atual 12º classificado.
"É um prazer estarmos três portugueses na Ligue 1, mas isso só é possível porque as pessoas nos reconhecem capacidade e competência. Agora, temos de justificar essa confiança", sublinhou.
Depois de ter sido adjunto de vários treinadores em clubes como o Estoril, Sp. Braga ou Sporting, esteve também no Egito e na Síria. Em 2015/16 assumiu-se pela primeira vez como técnico principal, no Red Star, da segunda liga francesa, conduzindo a equipa à 5ª posição. Agora, um contrato de dois anos e meio deverá mantê-lo no Bastia até junho de 2019.
"Foi uma das razões que me levaram a aceitar. As pessoas acreditam no meu potencial para projetar o clube e desenvolver várias áreas do futebol. Mas queremos ter sucesso nestes três meses e começar já a vencer o Nantes", sublinhou Rui Almeida.