_
O Man. City venceu (1-0) o rival Man. United em Old Trafford com um golo polémico de Erling Haaland, validado pelo árbitro Michael Oliver após revisão do VAR Matt Donohue e do AVAR Blake Antrobus.
Contudo, Howard Webb, diretor de arbitragem da Pro Ref, órgão responsável pela arbitragem na Premier League, explicou publicamente que a decisão estava errada e decidiu afastar ambos da 5.ª e próxima jornada da liga inglesa.
"Quando ele [Matt Donohue] revê toda a fase atacante da jogada, não avalia completamente o impacto da posição do [Enzo] Fernández. Fica focado no Haaland e cabe ao resto da equipa tirá-lo desse estado de concentração excessiva e, infelizmente, isso não aconteceu desta vez", lamentou o antigo árbitro no primeiro episódio de 'Match Officials Mic'd Up'.
Recorde-se que o avançado norueguês surge isolado ao segundo poste, depois de uma tentativa de finalização de Enzo Fernández, com o argentino em posição irregular. Apesar de não tocar na bola, o movimento do médio do Man. City influencia a abordagem defensiva de Lisandro Martínez, defesa do Man. United.
Entretanto, o áudio da comunicação da sala do vídeoárbitro foi divulgado.
"A decisão em campo é fora de jogo. Vamos analisar a decisão de fora de jogo do Haaland em ângulo aberto, quero ver se não há outros jogadores... Está mesmo no limite, Genius [tecnologia semiautomatizada de fora de jogo] confirma, por favor", começa por dizer Matt Donohue.
"Recomendação de posição legal", respondeu Blaek Antrobus após a utilização da tecnologia Genius.
"Ok, está em posição legal, mas preciso de rever toda a fase atacante da jogada. Reproduz toda a jogada. Volta atrás, só para confirmar que o Iliman Ndiaye não estava em fora de jogo. Ok, deve ser golo. Rápido, vamos. Confirma que não há toque do Enzo [Fernández] com o ângulo mais fechado. Não há toque aí, certo? Preciso de outro ângulo. Ok, Michael [Oliver], confirmo que deves alterar a tua posição para golo. O Haaland está em posição legal", concluiu Matt Donohue, o VAR do dérbi de Manchester.