É certo que a carreira de José Mourinho é fértil em vitórias, mas foi igualmente pontuada por alguns desaires e a pesada derrota deste domingo em casa do Chelsea, por 4-0, ganha contornos de escândalo quando se observa que é apenas a segunda vez que uma equipa comandada pelo técnico português é derrotada por quatro ou mais golos de diferença.
Nunca uma formação de Mourinho tinha perdido exatamente por 4-0, nem sequer por uma diferença de quatro tentos. De facto, esta goleada fica apenas atrás da que sofreu em 2010 no terreno do Barcelona. Na altura, o Real Madrid saiu de Camp Nou vergado a um expressivo 5-0.
Quinta vez a sofrer tanto
Se deixarmos a diferença de golos de lado e focarmo-nos apenas nos golos sofridos num único jogo, esta foi a quinta vez que uma equipa de Mourinho encaixou pelos menos quatro tentos:
Barcelona-Real Madrid, 5-0
Borussia Dortmund-Real Madrid, 4-1
Tottenham-Chelsea, 5-3
Chelsea-Bradford City, 2-4
Chelsea-Manchester United, 4-0
Por Luís Miroto Simões