Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
‘The Athletic’ usou a Biomecânica e a Psicologia para explicar taxa de acerto de 94.7%
Seguir Autor:
Cole Palmer, estrela do Chelsea, é o marcador de penáltis mais letal da Premier League. Tem uma taxa de acerto de 94.7 por cento e deixa a concorrência bem longe.
O ‘The Athletic’ foi em busca de explicações para este sucesso da marca de grande penalidade e o próprio Palmer, bem ao seu estilo, lá tentou explicar a façanha.
“Não tenho uma forma pensada para bater os penáltis. Só penso que tenho de marcar. Em que deveria pensar numa altura daquelas? Em marcar…”, revelou o britânico.
Os especialistas do futebol garantem que apesar desta humildade, Palmer tem uma técnica própria. Defendem que a Biomecânica explica como o craque consegue faturar quase sempre – “Aponta o pé de apoio diretamente à bola, o que lhe permite rodar as ancas no último milisegundo, mudando a direção da bola quando o guarda-redes já optou por um dos lados. Mantém uma corrida rápida e fluída, sem se preocupar com o guardião e depois remata sempre forte para os cantos, o que dificulta até o trabalho de jogadores experientes como Alisson ou Ederson.”
O estudo vai mais longe e aplica os conhecimentos da Psicologia para, uma vez mais, elogiar a tranquilidade do futebolista: “A sua maior qualidade até acaba por ser a simplicidade. Seja num lance para igualar o jogo nos descontos, seja um Panenka atrevido que prometeu aos colegas no dia antes, ele não pensa em demasia. Acredita no seu instinto e, efetivamente, rematou para o lado contrário de onde os guarda-redes se atiraram em 14 de 19 penáltis.”
A terminar, destaque para mais um elemento diferenciador de Cole Palmer: “Ele não pratica horas a fio. Nem tem rituais associados aos penáltis. Limita-se a chegar lá e a marcar quase sempre.”
Desde 2024 que o médio tem apostado forte nesta tecnologia
‘The Athletic’ usou a Biomecânica e a Psicologia para explicar taxa de acerto de 94.7%
Antigo jogador do Manchester United formula desejo
Alguns craques do clube londrino já têm o futuro definido
Adidas lançou novos equipamentos para 2026 à imagem do maior nome da música reggae
Dono do Olympiacos e acionista maioritário do Rio Ave diz que queria "fortalecer" o emblema grego
Benfica perdeu com o Real Madrid em Lisboa e país não consegue marcar qualquer ponto neste arranque dos playoff
Avançado do Galatasaray recorda saída do clube italiano e reconhece que continua muito magoado