'The Athletic' revela os bastidores da mudança oficializada precisamente há um ano
No dia em que se assinala um ano da oficialização de Ruben Amorim como treinador do Manchester United, o 'The Athletic' revela a história de bastidores de como e quando o clube inglês desenhou o processo de contratação do treinador ao Sporting. A primeira reunião cara a cara aconteceu a 18 de outubro, em Sevilha. O Sporting jogara em Portimão para Taça de Portugal, de onde Ruben Amorim e o seu gente Raul Costa, viajaram de carro; os dirigentes do United, Jason Wilcox, Dan Ashworth e Omar Berrada, seguiram diretos de Manchester para Espanha de jato privado. A reunião aconteceu numa casa privada.
O 'The Athletic' revela que a reunião teve a duração de cinco horas. Nesse período, Amorim explicou aos responsáveis do United a sua visão do futebol, a preferência pelo sistema de três centrais mas, também, a flexibilidade para adaptar a sua filosofia. Esta foi a reação do clube, de acordo com este artigo. "Todos ficaram impressionados com o seu carisma, inteligência tática e emocional, mais a forma como comunicava com os jogadores, mais novos ou consagrados, incluindo a utilização de vídeo", descreve o jornalista que cita fontes próximas do processo. Durante a reunião, Amorim perguntou várias vezes: "Porquê agora? Por que não no fim da época?". Do lado United existia a convicção que a entrada a meio da época permitiria ao treinador português ter meses de aprendizagem e adaptação ao plantel, clube e campeonato.
Na semana seguinte a esta reunião em Sevilha, Omar Berrada, diretor executivo do Manchester United, iniciou negociações com o agente de Amorim. Nessa altura, o clube inglês sentia "inequivocamente" que o ainda treinador do Sporting era o alvo. Ao mesmo tempo, o facto de saber que Hugo Viana, amigo de Amorim, iria para o rival Manchester City provocava a sensação no United de que o técnico poderia ser uma opção para, no futuro, substituir Pep Guardiola.
Relacionadas
Estes foram os passos seguintes. No dia 25 de outubro, sexta-feira, os números e os contratos estavam fechados; no sábado, Amorim, que estava a hesitar devido ao bom momento que o Sporting vivia, respondeu finalmente: "Aceito". Depois, iniciou-se o processo de conversar com o Sporting, pelo menos oficialmente já que, antes, o mesmo Omar Berrada havia falado informalmente com o clube leonino sobre o interesse no treinador. Omar Berrada viajou para Lisboa num voo comercial e sem ser reconhecido, reuniu-se com Hugo Viana, diretor desportivo, e Francisco Salgado Zenha, vice-presidente do Sporting com a pasta financeira, na segunda-feira à noite. O acordo para a transferência não foi consumado nesse dia, pelo que a aconteceu uma segunda reunião na terça-feira. Aí sim, o United aceitou pagar um pouco mais do que a cláusula de rescisão (11 milhões de euros e não 10 M€) e Amorim completou mais dois jogos no Sporting. A 1 de novembro, a mudança foi oficializada.
A parte curiosa é que, segundo o 'The Athletic', Ruben Amorim não estava na lista inicial de candidatos a substituir Erik Ten Hag. Thomas Tuchel, Mauricio Pochettino, Roberto De Zerbi, Thomas Frank, Graham Potter e... Marco Silva eram os nomes no topo no final de maio, altura em que o clube decidiu avançar para a troca de treinador. O artigo sustenta que, nessa altura, Amorim não estava a ser equacionado devido à falta de experiência na Premier League, mas nunca deixou de ser observado. E, no final, escolhido.
Acompanhe todas as incidências do encontro
Avançado brasileiro, que não marcava há seis jogos, faturou o único golo da partida
Treinador do Manchester United elogia o esforço dos seus jogadores frente ao Nottingham, mas pede mais energia durante os 90 minutos
Lobos seguem no último lugar da Premier League sem qualquer vitória nos primeiros 10 jogos
Treinador português procura hoje a quarta vitória seguida na Premier League
Galês tinha reforçado o clube em julho
Campeã do mundo sénior em patinagem artística livre, de apenas 17 anos, quer continuar a crescer e a somar títulos
Antigo jogador dos red devils acredita na 4.ª vitória seguida amanhã, diante do Nottingham Forest